FILME: Juan de los Muertos (2012)

Juan de los Muertos

Por Geraldo de Fraga

Cuba dominada por zumbis. Não imagino um fã de filmes de terror que não se interesse por um plot desses, ainda mais pelo fato de o filme ser uma produção local da ilha de Fidel. Juan de los Muertos (2011) é uma comédia que faz paródia com os incontáveis filmes de zumbis e ainda traz um roteiro carregado de críticas sociais ao regime comunista e até mesmo a quem é contra Castro. Em umas das piadas sobra até para a blogueira Yoani Sánchez.

Os heróis da história são os típicos malandros da periferia de Havana. Pessoas pobres que sobrevivem de bicos e, vez por outra, assaltando turistas desavisados. Quando o apocalipse zumbi tem início, eles não sabem o que está realmente acontecendo pois, como toda informação que chega à ilha é escassa, eles nunca ouviram falar em zumbis. Some-se a isso o fato de o governo noticiar a epidemia de forma precária acusando os EUA de serem os responsáveis e referindo-se aos infectados como “dissidentes políticos”.

Após descobrirem, por acaso, que os zumbis só morrem com uma porrada na cabeça, Juan, Lazaro e o resto dos sobreviventes querem lucrar com isso e abrem uma “empresa” que presta socorro às pessoas que se encontram em perigo. A “Juan de los Muertos” é o empreendimento que dá nome ao filme.

A obra do diretor Alejandro Brugués extrapola o rótulo de exótico (por ser um filme de terror cubano) e se mostra como uma obra honesta e original, algo difícil no universo zumbi nos dias de hoje. Vale muito a pena conhecer essa Havana of the dead.

Um comentário sobre “FILME: Juan de los Muertos (2012)

  1. Pingback: Filmes, filmes, filmes | Infernorama's Blog

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s