FILME: Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Alien_1979

Há trinta e quatro anos, “Alien, o Oitavo Passageiro”, era lançado nos cinemas. O título do filme refere-se à criatura alienígena altamente agressiva que persegue e mata a tripulação de uma nave espacial composta por sete pessoas. Dirigido por Ridley Scott, o roteiro do filme é de Dan O’Bannon, baseado em uma história criada por ele e por Ronald Shusett, tirando inspiração de trabalhos anteriores de ficção científica e terror.

“Alien” foi aclamado pela crítica e foi um sucesso de bilheteria, recebendo o Oscar de melhores efeitos visuais e o Saturn Awards de melhor filme de ficção científica, melhor direção para Scott e melhor atriz coadjuvante para Veronica Cartwright.

O sucesso de “Alien” criou uma franquia de livros, quadrinhos, games e brinquedos, como também três sequências, um prequel e mais dois spin-offs. Foi o filme que lançou a carreira de Weaver, dando a ela seu primeiro papel principal, e a história dos encontros de Ripley com os alienígenas se tornou a base para as histórias das sequências: Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997).

alien-1979

Um detalhe interessante é que a criatura alienígena no primeiro filme não é criação de CGI ou outro efeito especial. Dentro da sinistra roupa de monstro estava Bolaji Badejo, um estudante nigeriano de 2,18 m de altura e bem magro, que foi recrutado por acaso por um membro da equipe em um bar. Ridley Scott acreditava que o físico do nigeriano seria apropriado para interpretar o Alien, uma vez que seus braços e pernas eram longos demais, criando a ilusão que era impossível uma pessoa estar dentro do figurino.

3 comentários sobre “FILME: Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

  1. Pingback: EXPECTATIVA: Lançamentos para 2017 | Toca o Terror

  2. Pingback: RESENHA: Vida (2017) | Toca o Terror

  3. Pingback: RESENHA: Nightflyers (2019) | Toca o Terror

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.