RESENHA: O Inimigo (2011)

O Inimigo (neprijatelj_dejan_zecevic)

Por Geraldo de Fraga

Ultimamente, quase todas as produções de horror europeias me interessam. E nem estou falando dos clássicos do velho continente, mas de filmes que surgiram nos últimos dez anos. Tive gratas surpresas com O Caçador de Trolls (Trolljegeren, Noruega, 2010), Mártires (Martyrs, França, 2008) e Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in, Suécia, 2008), entre outros.

Por isso, O Inimigo (Neprijatelj, 2011) não poderia me passar desapercebido. O filme é uma produção de quatro países: Sérvia, Bósnia, Croácia e Hungria. A história de passa no interior da Bósnia, sete dias após a declaração da paz, em 1995. Após o fim da guerra, soldados estão removendo as minas terrestres que eles mesmo plantaram na cidade.

Neprijatelj_photo_by_J._Marjanov0

Quando alguns deles vistoriam uma fábrica abandonada, encontram um misterioso homem que estava “emparedado” no edifício e o levam sob custódia. Ele não sente frio, não tem fome, nem sede, apenas pede alguns cigarros. E sua presença no meio dos soldados desencadeia uma série de conflitos internos. O ator Tihomir Stanic atua perfeitamente como alguém cínico e dissimulado. A cara de pau do personagem, ao negar envolvimento nos incidentes, é brilhante.

O filme se sustenta pelo clima de tensão entre os soldados. Apesar das atitudes deles serem nitidamente influenciadas pelo estranho, nada fica provado contra ele. Soma-se a isso, o fato de o rádio da equipe parar de funcionar e o contato entre a base, que mandaria uma nova equipe para substituí-los, se perder.

O Inimigoma86iw

O nível de paranóia lembra o clássico Enigma do Outro Mundo, mas de uma maneira bem mais sutil do que o terror psicológico causado pela criatura alienígena. Mesmo assim, O Inimigo se mantém tenso até o final. Contar mais estragaria as surpresas que o filme guarda. Para não ficar apenas nos elogios, particularmente, achei algumas explicações meio confusas. Mas acho que me faltou informações sobre a cultura e folclore locais.

Nota: 7,0

Título original: Neprijatelj
Direção: Dejan Zecevic
Roteiro:  Djordje Milosavljevic, Dejan Zecevic
Elenco: Aleksandar Stojkovic, Vuk Kostic, Tihomir Stanic
Origem: Sérvia, Bosnia e Hezegovina, Croácia, Hungria

Um comentário sobre “RESENHA: O Inimigo (2011)

  1. Pingback: Filmes, filmes, filmes | Infernorama's Blog

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s