MATÉRIA: Cinema fantástico feito em Pernambuco

No Diario de Pernambuco deste domingo (30/06/2013):

Cinema fantástico produzido em Pernambuco desafia imaginação
Por Julio Cavani

Muro (Dir: Tião)

Com uma máscara de gás na cabeça e um escudo no braço, o herói mitológico Hércules atravessa uma paisagem desértica pós-apocalíptica para explodir, com seu revólver, um aparelho de televisão. A cena faz parte do curta-metragem O décimo terceiro trabalho, de 1972, filmado em super 8 pelo cineasta Osman Godoy. O filme é um legítimo representante do cinema fantástico, uma das mais recorrentes opções estéticas da produção cinematográfica de Pernambuco.

A “fantasia” engloba temas como a ficção científica, o terror (monstros e assombrações), o surrealismo (imagens de sonhos) e o sobrenatural. Em um levantamento inicial feito pelo Diario de Pernambuco, aparecem pelo menos 25 curtas pernambucanos que se enquadrariam no universo do “cinema fantástico”.

“O que mais me interessa é sair do real para falar do real”, explica o cineasta Tião, que encenou fenômenos paranormais no curta-metragem Muro, premiado no Festival de Cannes. Em seu próximo filme, Animal político, o personagem principal é uma vaca. “Não me imagino fazendo filmes 100% realistas”, prevê o diretor.

No texto de apresentação da coletânea de contos brasileiros Páginas de sombra, o escritor e pesquisador Bráulio Tavares define o fantástico como “tudo o que não é, tudo que não está onde estamos, tudo que não existe assim, tudo que está fora de nosso campo de visão, tudo que não pode acontecer (ou, mais ameaçadoramente, tudo que não poderia ter acontecido).” Segundo o autor, são obras que “não utilizam a utópica convenção mimética de ambientar suas narrativas no mundo-como-ele-realmente-é”.

Leia matéria completa aqui.

Um comentário sobre “MATÉRIA: Cinema fantástico feito em Pernambuco

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s