LIVRO: “O oceano no fim do caminho”

Image

Por Geraldo de Fraga

Mesmo aquele que teve uma infância feliz, teve uma infância assustadora. Se você puxar lá de trás na sua memória, vai se lembrar de algo que lhe assombrou quando criança e de algum momento em que você não pôde contar com a ajuda dos adultos, pois sabiam que eles não acreditariam na sua história. Eles nunca acreditam.

Essa é a premissa de “O oceano no fim do caminho”, último livro de de Neil Gaiman, lançado no Brasil pela editora Intríseca. Nele, acompanhamos um desses adultos que não acreditam no que as crianças contam. Não acredita, até que se lembra de algo fantástico que aconteceu com ele.

Obrigado a retornar à sua cidade natal (Sussex, no interior da Inglaterra), para o funeral de um membro da família, o protagonista decide visitar a casa de uma amiga de infância que fica à beira de um lago, cujo ela sempre se referiu como “o oceano”. E é justamente enquanto ele contempla essas águas, que suas memórias vê à tona.

Uma história de terror e fantasia que poderia estar na cabeça de qualquer criança que, algum dia, se aventurou a brincar sozinho e deixar a imaginação correr solta. Um suicídio, que passa quase desapercebido para os adultos, desperta algo que deveria ter permanecido escondido. Uma criatura que manipula e destrói o sonhos.

No centro da história, um menino cuja única arma para combater esse mal é sua amizade com a família que mora ao lado do lago, ou melhor, do oceano. Mas aqui, nessa obra, os monstros não são apenas alegorias para dar medo e sim metáforas que representam algo bastante presente na bibliografia do autor: os desafio de crescer.

Por falar em autor, o nome de Neil Gaiman dispensa apresentações, mas se você não é fã de literaturas fantásticas, precisa seber que o escritor inglês é o responsável pela HQ Sadman e Orquídea Negra, além dos romances Deuses Americanos e Os Filhos de Anansi. Algumas de suas obras já foram adaptadas ao cinema, como Stardust e Coraline.

Nota: 8

Um comentário sobre “LIVRO: “O oceano no fim do caminho”

  1. Pingback: LIVRO: O OCEANO NO FIM DO CAMINHO (2013) | Infernorama's Blog

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s