RESENHA: The Taking of Deborah Logan (2014)

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“O inferno existe. Ele é um “found footage” (e isso não é um elogio)”

Por Jota Bosco

Sabe aqueles dias em que você chega em casa e pensa “vou botar um horrorzinho pra assistir?” Pois é… dia desses lá fui eu escolher o que assistir e dei de cara com The Taking of Deborah Logan (2014), dirigido por Adam Robitel e escrito por Gavin Heffernan e pelo próprio Robitel. Olhei a cotação no IMDB e “Eita! 6.4! Isso é uma boa nota pra filme do gênero! Vamo nessa!”

"Péra! Vcs vão fazer um Found-Footage?"

“Péra! Vcs vão fazer um Found-Footage?”

Deita, dá o play e nos primeiros minutos do filme percebe que é mais. um. dos. famigerados. found. footage… Véi??? Mais um???!!! Mas que diabos a galera não cansa de fazer esses filmes com câmera na mão? Quando a gente tem um orçamento baixo e acha que tem uma ideia boa, beleza! Mas num filme produzido por Bryan Singer (da franquia X-Men, entre outros) você imagina que a turma deve ter mais do que U$ 500 e um grupo de amigos pra fazer um filme, né? Mas, agora Inês é morta. Vamo lá…

"Ok. Vou assistir essa porra mas eu te pego lá fora!"

“Ok. Vou assistir essa porra mas eu te pego lá fora!”

The Taking of Deborah Logan” trata da história de um grupo de estudantes que decide acompanhar e filmar, como projeto de conclusão, os sintomas da Sra. Logan (Jill Larson, da quase-eterna novela americana All My Children) que recentemente foi diagnosticada com o Mal de Alzheimer. Como a família anda com problemas financeiros, sua filha (Anne Ramsey, da serie Dexter) aceita a equipe entrar em sua casa para realizar o documentário. Fim do primeiro ato.

"Eu quero melãããããão!!!!"

“Eu quero melãããããão!!!!”

No segundo ato o filme cresce. Aos poucos, tanto nós quanto a equipe começamos a perceber que o comportamento de Deb (para os íntimos) tem algo além dos problemas de sua doença. A auto-mutilação, o sonambulismo malassombrado, os olhares… seriam sintomas da doença ou uma força maléfica que tomou conta da vítima graças ao enfraquecimento de sua mente? Tudo isso contribui pra dar um clima bem sinistro ao filme e você começa a pensar “Opa! Talvez desse mato saia cachorro!”. Pra reforçar essa sensação, vem a sensacional atuação de Jill Larson. Ela consegue deixar o espectador “bolado” simplesmente com o olhar. O desespero da filha, interpretada por Ramsey também é muito marcante. A dupla está afinadíssima!

"Mãe, você gosta de mamão?" "Affff, Evaristo!"

“Mãe, você gosta de mamão?” “Affff, Evaristo!”

Mas como tudo que é bom dura pouco, na terceira e última parte do filme, temos uma explicação bem “paia” para os fenômenos estranhos que vem acontecendo. Algo no passado de Deb veio à tona… E daí vamos pra um bocado de clichês (vou até relevar outros como: o cara que tá filmando que nunca larga a câmera apesar do cagaço, nem acende uma luz sequer ao entrar num quarto escuro, etc) que não vou contar pra não estragar ainda mais o filme.

Veredicto:
* Tá a fim de tomar um sustinho aqui, um arrepiozinho ali? Assiste aí, fera!
* Tá a fim de ver um filmão? Procura coisa melhor. Duas estrelas (pelas atrizes) e meia (pelo resto do filme).

Direção: Adam Robitel
Roteiro: Gavin Heffernan e Adam Robitel
Elencos: Jill Larson, Anne Ramsay e

9 comentários sobre “RESENHA: The Taking of Deborah Logan (2014)

  1. Não gostei muito dessa crítica,esse filme é um raro exemplo de bom found-footage horror e achei melhor do que a merda do “Atividade Paranormal” (é a mesma merda nos finais das sequências) esse filme merecia mais umas 3 ou 4 estrelas tá tranquilo pra esse filme,conseguiu até me dar uns sustinhos principalmente nas cenas da velhinha e eu não me assusto fácil.

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  2. A hora que aparece ela “dovorando”(ou tentando devorar…) a criancinha… é a melhor parte!
    Mas…é chatinho mesmo. A atuação da velhinha protagonista é boa.

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  3. Nunca gostei deste estilo de filmagem, tanto que não assisti nenhum outro. Se soubesse que era esse estilo de filmagem, nem teria assistido, mas filme comigo tem que ir ate o fim. Pois bem, me surpreendi e gostei, achei super envolvente e quando falamos em horror os cliches são inevitáveis. FALTOU NA RESENHA RESSALTAR, o belo trabalho de maquiagem digno de Academy Awards, e redundando a interpretação de Jill Larson que foi um primor, as cenas de canibalismo no final surpreenderam. Vale a diversão, de 0 a 5. Nota 4.

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  4. Olha, a grande verdade é que o gênero de terror / horror ta sofrível de assistir nos últimos anos. Histórias óbvias, cheias de clichês e tudo o mais, que não assustam ninguém e não deixam a gente tenso. E esse filme, apesar de também insistir em alguns clichês, me saiu, pelo menos na minha opinião, bem melhor do que a maioria dos filmes do gênero que vi nos últimos tempos. E isso tudo graças as atuações de Jill Larson e Anne Ramsey. Não que eu tenha achado um puta filme, mas não me arrependi de ter assisto e achei interessante, to tentando lembrar aqui de algum outro filme de terror que tenha me agradado e não consigo lembrar, só por isso esse filme já merece uma avaliação positiva.

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