LISTA: Dicas de Petter Baiestorf

No final do ano passado, o catarinense Petter Baiestorf passou pelo Recife onde apresentou filme no Cineclube Toca o Terror, deu entrevista pra gente em nosso podcast e ainda de brinde nos deixou uma lista com os seus 10, aliás, 11 filmes de terror favoritos.

Tem filmes de várias épocas e estilos, indo do cinema mudo a produções japonesas e italianas, além de alguns clássicos obrigatórios. Confira aqui quais os filmes que Petter Baiestorf recomenda para vocês:

11. The Thing (1982)

Dir: John Carpenter
Sinopse: Um time de pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos. Descongelada, a criatura mutante possui a habilidade de duplicar e se transformar em seu hospedeiro, matando-o em seguida e espalhando o terror.


10. Lifeforce (1985)

Dir: Tobe Hooper
Sinopse: A tripulação de um ônibus espacial descobre, na cauda de um cometa, uma espaçonave contendo alienígenas fossilizados, a maior parte semelhantes a grandes morcegos. Três dos alienígenas, em forma humana, são trazidos à Terra, revivem e, ao se alimentarem da força vital de suas vítimas, transformando-as em um tipo de vampiro.


9. United Trash (1996)

Dir: Christoph Schlingensief
Sinopse: Nessa que é considerada uma das obras mais ousadas e grotescas da década de 90, Udo Kier e Kitten Natividad interpretam um casal envolvido com o nascimento de um anão negro disforme – possivelmente um novo Messias – em plena África à beira de uma guerra civil iminente.


8. Dawn of the Dead (1978)

Dir: George A. Romero
Sinopse: O país está sendo devastado por uma epidemia que transforma pessoas em zumbis assassinos. As causas são desconhecidas, mas todos os cadáveres que são afetados pelo vírus se tornam mortos-vivos, famintos por carne humana. Diante deste cenário de caos e desolação, o governo recruta uma equipe de acabar com a ameaça. Segundo filme da saga de Romero com os mortos-vivos que marcaram uma geração.


7. The Unknown (1927)

Dir: Tod Browning
Sinopse: Alonzo (Lon Chaney) é um atirador de facas em um circo, e faz muito sucesso por não ter os braços, e usar os pés para fazer suas façanhas. Ele se apaixona por Nanon (Joan Crawford), sua assistente que não suporta ser envolvida pelos braços de um homem, o que é uma vantagem de Alonzo em cima do rival Malabar (Norman Kerry). Entretanto, o pai de Nanon se enfurece quando descobre um grave segredo do homem sem braços. Para esconder esse segredo e também preservar o amor que sente pela assistente, Alonzo comete atos que vão destruir a vida de todos envolvidos.


6. Shivers (1975)

Dir: David Cronenberg
Sinopse: Num condomínio fechado, os turistas estão lentamente cedendo à loucura. Um estranho vírus toma conta de seus corpos, infectando a todos. Os sintomas são incontroláveis: homens e mulheres são acometidos de acessos de violência e desejo… Não há como escapar, nem onde se esconder e enfim, entregam-se a um comportamento sexual animalesco e bizarro.


5. O Despertar da Besta (1970)

Dir: José Mojica Marins
Sinopse: Um renomado psiquiatra injeta doses de LSD em quatro voluntários com o objetivo de estudar os efeitos do tóxico sob a influência da imagem de Zé do Caixão. O personagem aparece de maneira diferente nos delírios psicodélicos e multicoloridos de cada um, misturando sexo, perversão, sadismo e misoginia. Mojica Marins concebeu seu filme mais contundente, revoltado e arrebatador através de episódios aparentemente sem ligação, aderindo à metalinguagem para analisar o efeito de seu polêmico personagem no inconsciente coletivo.


4. The Beyond (1981)

Dir: Lucio Fulci
Sinopse: Liza herda como herança um antigo hotel em Louisiana chamado Schweik’s Seven Doors Hotel. Porém ele foi construído em cima de uma das portas que levam ao inferno. Sem saber disso, ela decide reformar o local, mas é atrapalhada por uma série de eventos sobrenaturais.


3. Jigoku (1960)

Dir: Nobuo Nakagawa
Sinopse: O filme conta a história de dois jovens: Shiro e Tamura. Eles atropelam um bêbado e uma variedade de acontecimentos beirando o irreal começam a acontecer. Todos os seus conhecidos morrem e no fim juntam-se no inferno, com uma das mais cruéis e intensas visões do inferno.


2. Santa Sangre (1989)

Dir: Alejandro Jodorowsky
Sinopse: Fenix e seus pais eram artistas de circo, mas uma tragédia com toques de traição e fanatismo religioso destruiu a estranha família. Eternamente traumatizado, ele passa um tempo internado num hospital psiquiátrico, mas de lá é retirado pela mãe, que passa a manipulá-lo.


1. The Evil Dead (1981)

Dir: Sam Raimi
Sinopse: Ash (Bruce Campbell), sua namorada e seus amigos, vão passar um fim de semana em uma cabana na floresta. Chegando lá, encontram o Necronomicon, o livro dos mortos, que os deixam em uma terrível situação, onde tentarão sobreviver em um cenário bizarro e desesperador.


E se você ainda não se ligou na importância do cara pro horror nacional, ouve só nossa conversa com ele:

Um comentário sobre “LISTA: Dicas de Petter Baiestorf

  1. Bela lista. Bastante interessante. Soube balancear entre coisas mais ocidentais, com a cara da urbanidade americana, e películas mais alternativas.

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s