EVENTO: Cineclube Toca o Terror (Nov/2015) – “Exorcismo Negro”

exorcismo_negro

CINECLUBE TOCA O TERROR EXIBE FILME RARO DE JOSÉ MOJICA MARINS

Neste sábado (21/11), o Cineclube Toca o Terror retoma suas sessões mensais no Auditório do MAMAM com a exibição de “Exorcismo Negro“, obra do mais importante realizador de filmes de terror do Brasil até hoje: José Mojica Marins. A sessão ocorre às 16h e tem entrada gratuita.

O grande José Mojica Marins tem recebido todo tipo de atenção e homenagens merecidas neste final de ano. Sua vida e obra são os temas de uma recente exposição no MIS-SP e na recém-lançada série “Zé do Caixão” exibida no Canal Space, na qual ele é interpretado pelo ator Matheus Natchergaele. E, logicamente, o Cineclube Toca o Terror não poderia ficar fora dessa. Além da sessão especial de “As Fábulas Negras” no VIII Janela Internacional de Cinema do Recife, o Cineclube vai apresentar o longa “Exorcismo Negro” pela primeira vez na cidade.

O Cineclube Toca o Terror é o primeiro cineclube do gênero no Recife com edições mensais e entrada gratuita ao público. O Cineclube é um desdobramento do blog e podcast Toca o Terror, que comenta sobre publicações, filmes, seriados e HQs divulgando a produção nacional e internacional do gênero com mais de 80 podcasts lançados no Soundcloud e iTunes.

Ze-Do_caixao

Produção – Embora nunca tenha sido lançado oficialmente em DVD, o filme de 1974 é um dos trabalhos mais notáveis e conhecidos da filmografia de Mojica. Trata-se de um filme de horror metalinguístico onde criador (Mojica) enfrenta criatura (Zé do Caixão) muitos anos antes da chegada de produções como “Popcorn“, “O Novo Pesadelo de Wes Craven” e “Pânico“.

Este foi o último grande filme de Mojica antes de sua volta em “Encarnação do Demônio“, lançado em 2008. “Exorcismo Negro” foi realizado na esteira do sucesso internacional de “O Exorcista” (Dir: William Friedkin, 1973) sendo encomendado pelo produtor Aníbal Massaini Neto com roteiro de Mojica, do mítico Rubens Francisco Lucchetti e do ator e realizador Adriano Stuart que também participa do elenco deste longa.

Exorcismo_Negro__Estado_de_SPaulo__23_12_1974

O filme de Mojica acabou sendo lançado em 23 de dezembro de 1974, um mês depois de “O Exorcista“, que faria 8 milhões de espectadores no Brasil. Para compensar o atraso da liberação de seu filme pela Censura, Mojica fez seu próprio marketing e se vestiu de Zé do Caixão indo para as filas dos cinemas que exibiam o longa de Friedkin falando para o público assistir seu filme no mês seguinte. E apesar da maré desfavorável, “apenas” 600 mil pessoas viram a produção do diretor brasileiro ao longo dos dois meses que ficou em cartaz em São Paulo.

CINECLUBE TOCA O TERROR
Exibição de “Exorcismo Negro”
(Dir: José Mojica Marins, 1974)
Data: Sábado – 21 de novembro – 16h
Local: Auditório do MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Entrada pela Rua da União) – Boa Vista, Recife – PE
Classificação etária: 16 anos
Entrada Gratuita
Mais informações:
http://www.facebook.com/tocaoterror

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s