EVENTO: 7º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico (SP)

O Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico retorna em setembro, depois de cinco anos de sua última edição. O evento acontece em São Paulo entre os dias 6 e 11 no Museu da Imagem e do Som, com uma programação que conta com mostra competitiva para curtas e longas-metragens, palestras sobre literatura, cinema e atividades relacionadas ao universo da fantasia, horror e ficção científica.

Espinha dorsal do Cinefantasy, a mostra competitiva explora o cinema fantástico mundial, trazendo filmes de diversos países e diferentes culturas. Dentre os 900 inscritos foram selecionados 98 títulos, sendo 9 longas e 89 curtas-metragens de países como EUA, Canadá, Espanha e França e países não tão comuns ao cinema fantástico como Martinica, Finlândia, Líbano e Grécia.

Domingos-tela

A grande diferença de participação entre a última edição e a de 2016 ficou com o Brasil. A quantidade e qualidade dos títulos nacionais, principalmente em relação aos longas-metragens, está evidente. Este ano serão exibidos 32 curtas brasileiros e 4 longas que irão concorrer ao troféu “Corpo-Seco Dourado” entregue pelo festival. “Domingos“, produção do Toca o Terror está entre os selecionados na mostra competitiva de curtas.

Entre os destaques internacionais da Mostra Competitiva está o longa finlandês “Bunny The Killer Thing” de Joonas Makkonen, inédito no Brasil e premiado no Rojo Sangre de Buenos Aires. Nele, um grupo de jovens fica preso em uma cabine onde são atacados por uma criatura meio homem, meio coelho. Sua história de horror brinca com o clássico estilo “jovens, cabana e assassino”, porém com desfecho inusitado.

Outro destaque do Festival é o longa “Maskoun“, um filme libanês de horror baseado em fatos reais de atividades paranormais do Oriente Médio. Realizado pelos diretores Krystie Houiess e Shariff Abdunnur, o filme busca trabalhar com as técnicas clássicas do cinema evitando os efeitos de computação gráfica.

O aumento da presença das mulheres como realizadoras chama a atenção na programação do 7º Cinefantasy. São 14 filmes da mostra competitiva em que as mulheres estão na direção ou co-direção, onde nas edições anteriores era rara a presença feminina nesses papeis. A força das mulheres não está apenas atrás das câmeras, mas nas personagens de muitos dos filmes do evento. É o caso do brasileiro, “Blaxploitation: A Rainha Negra.

Blaxploitation-A-Rainha-Negra

Cinema Espanhol – Já não é de hoje que a Espanha se destaca como o país da nova era do cinema de horror e dessa forma não é novidade que o país foi o que teve maior número de inscritos no 7º Cinefantasy, principalmente nos gêneros de horror e ficção científica. Foram 166 inscritos e 28 foram selecionados para a mostra competitiva sendo que os filmes mais assustadores formam uma sessão exclusiva chamada “España Macabra”, são 8 curtas que traz o que há de melhor no cenário atual de horror espanhol.

Premiação – Com o total de 28 categorias na premiação, o Cinefantasy contempla os melhores curtas e longas de fantasia, horror e ficção científica, além categorias técnicas como melhor diretor, roteiro e trilha, categorias divertidas como melhor vilão, criatura e vítima e categorias exclusivas de estimulo aos brasileiros com o prêmio estímulo amador e estudante.

7º Cinefantasy
Quando: 06 a 11 de setembro
Local: Museus da Imagem e do Som (MIS-SP) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Quanto: R$ 6,00 (inteira) / R$ 3,00 (meia)
Palestras gratuitas
Mais informações: http://www.cinefantasy.com.br

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s