LIVRO: Tânatos – Contos sobre a morte e o oculto

Tanatos-Livro

[Por Geraldo de Fraga]

A história que abre Tânatos chama-se Combustão e se passa numa favela carioca controlada pelo tráfico de drogas. Esse primeiro conto já nos dá uma ideia do que virá nas páginas seguintes. Terror nacional contemporâneo em cenários e situações que qualquer pessoa bem informada irá situar-se.

Esse é um trunfo que Vitor Abdala traz em sua obra de estreia, publicada pela editora Giostri. Jornalista de formação, fica evidente que Abdala usou todo o seu know-how profissional para obter informações sobre o temas que aborda.

Colocar histórias de horror dentro de um cenário mais verossímil possível deixa o leitor com a satisfação de estar lendo algo feito com cuidado estético. Como maiores destaques do livro, podemos citar as histórias Vodu (que nos apresenta uma história clássica de zumbi, envolvendo um militar brasileiro naquela famosa missão de paz, no Haiti) e Soterrados (ambientada na região serrana do Rio de Janeiro, onde ocorreu um trágico deslizamento de terra).

Falando de uma forma bem pessoal, me animou muito ver o direcionamento que autor tomou na obra. Claro que ele poderia escrever contos que se passassem em Nova York, mas se eu leio um escritor carioca, o mínimo que espero é que ele me mostre o Rio de Janeiro como cenário de horror.

Abdala mostra um empolgação com suas histórias também digna de nota, mesmo quando os contos são curtos. Os mais longos são mais legais pela ambientação mais trabalhada e personagens mais desenvolvidos. Como pessoas mais gabaritada que eu já falaram, Tânatos é um livro para se ter na estante. Tomara que Abdala siga em frente na carreira e nos dê mais obras como essa.

Sobre o autor – Vitor Abdala nasceu em 1981, no Rio de Janeiro. Jornalista, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com pós-graduação em Políticas de Justiça Criminal e Segurança Pública, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalha como repórter na agência pública de notícias brasileira, a Agência Brasil, desde 2004.

Título: Tânatos – Contos sobre a morte e o oculto
Autor: Vitor Abdala
Páginas: 124
Editora: Giostri
Mais informações: www.facebook.com/tanatoscontos

Escala de tocância de terror:

Um comentário sobre “LIVRO: Tânatos – Contos sobre a morte e o oculto

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s