RESENHA: XX (2017)

XX-1

[Por Tati Regis]

Quando fiquei sabendo da existência dessa antologia, fiquei bastante eufórica e feliz..
Agora, eis-me aqui, a convite de Júlio César Carvalho com autorização de Gabi Alcântara (a parte XX desse grupo…rs), escrevendo sobre ele pro Toca o Terror. Logo eu, que apenas dou alguns caracteres de minhas impressões dos filmes que assisto no Facebook. Obrigada, gentes, pelo convite e pelo espaço.

Vamos ao assunto… “XX” é uma antologia de terror dirigida, roteirizada  e protagonizada por mulheres.  No filme, os 4 segmentos  giram em torno de mulheres, seus aspectos, instintos, monstros…sendo que 3 deles tem como foco a mulher maternal.
Em cada um deles temos na direção nomes como: Jovanka Vuckovic (The Box),  Annie Clark, conhecida como St. Vincent (Birthday Party),  Roxanne Benjamin (Don’t Fall) e  Karyn Kusama (Her Only Living Son).  Não podemos esquecer também de Sofia Carrilo, que interliga as histórias com vinhetas em estilo stop motion.

The Box:
XX.2017.1080p.WEB-DL.DD5.1.H264-FGT[EtHD].mkv_snapshot_00.16.51_[2017.03.18_01.11.08]Crianças são naturalmente curiosas e adoram comer. Graças a essa curiosidade a, após ter olhado dentro de uma caixa embrulhada num lindo papel de presente que estava no colo de um senhor dentro do metrô, Danny perde totalmente o apetite. O desenrolar é bastante instigante, pois, o que a mãe achava ser a principio um capricho de criança, acaba se tornando um verdadeiro inferno. Não vá esperando respostas, é o segmento que mais gostei, pois aguça a curiosidade e deixa pro espectador tirar suas conclusões.

Escala de tocância de terror:


The Birthday Party:
XX.2017.1080p.WEB-DL.DD5.1.H264-FGT[EtHD].mkv_snapshot_00.30.50_[2017.03.18_01.11.46]É aniversário de sua filha e Mary encontra o corpo do seu marido após ter cometido suicídio. Como lidar? Como fazer que sua filha tenha uma festa inesquecível sem saber da morte do pai? Se utilizando de humor e suspense pra contar essa história tragicômica, a diretora nos dá um verdadeiro “presente” ao final do conto.

Escala de tocância de terror:

Don’t Fall:
XX.2017.1080p.WEB-DL.DD5.1.H264-FGT[EtHD].mkv_snapshot_00.49.34_[2017.03.18_01.12.55]Um grupo de amigos vai acampar numa área deserta e uma delas é mordida por alguma coisa estranha. A partir daí, é só ladeira abaixo. Mesmo sendo o segmento com maior proximidade do terror, com bastante sangue, mortes e monstros, é o mais fraco dos quatros contos. Um misto de clichê e decepção toma conta à medida que os minutos passam.

Escala de tocância de terror:

Her Only Living Son:XX.2017.1080p.WEB-DL.DD5.1.H264-FGT[EtHD].mkv_snapshot_01.00.52_[2017.03.18_01.13.40]
Mais uma história que tem a mãe como mote. Cora é mãe de Andy, Andy está completando 18 anos e demonstra um comportamento estranho, tanto em casa como na escola. O que era pra ser um dia de alegria se torna um verdadeiro horror quando ela descobre que seu filho sofre de uma maldição. Vi nessa curta uma referência clara ao Bebê de Rosemary, o final não lá essas coisas, mas tem um bom desenrolar.

Escala de tocância de terror:

 

Intercalando cada segmento, temos Sofia Carrilo com seu curta de animação em Stop Motion. Uma história bizarra e mórbida que tem sua conclusão ao final do quarto segmento, fechando lindamente essa marcante antologia.XX.2017.1080p.WEB-DL.DD5.1.H264-FGT[EtHD].mkv_snapshot_01.14.38_[2017.03.18_01.15.03].jpg

Resumindo, não dá pra dizer que seja uma excelente antologia, falta ousadia. Porém, Sabemos que o cinema em geral, e especificamente o gênero horror é dominado por homens, produções assim merecem ser apoiadas e estimuladas. Principalmente numa época em que  nossas vozes estão sendo ouvidas e clamam por igualdade. Goste ou não, a proposta é válida e merece ser vista.

Direção: Roxanne Benjamin, Karyn Kusama, Annie Clark, Jovanka Vuckovic
Roteiro:  Jack Ketchum, Jovanka Vuckovic, Roxanne Benjamin, Annie Clark, Roxanne Benjamin, Karyn Kusama
Elenco: Natalie Brown, Melanie Lynskey, Breeda Wool, Christina Kirk
Origem: EUA

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s