EVENTO: HIDEUX (Recife – 28 a 31/03)

De 28 a 31 de março, a Aliança Francesa Recife recebe a mostra HIDEUX de cinema com quatro filmes escolhidos pela equipe do Cineclube Toca o Terror. As sessões acontecem a partir das 19h30 em cada noite e a entrada é gratuita. Com o que seria a tradução para o nome MEDONHO, festival que o Toca o Terror organiza, HIDEUX traz em sua programação produções francesas de várias épocas de estilo noir, suspense e, claro, horror. A mostra conta com apoio da Aliança Francesa, do Institut Français do Brasil no Recife, do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França.

Programação – A mostra HIDEUX abre no dia 28 com “O Demônio da Argélia” (Pepe Le Moko), filme de 1936 dirigido por Julien Duvivier. A trama se passa no norte da África onde o criminoso francês Pépé (Jean Gabin) encontra-se foragido. Vivendo em Casbah como um manda-chuva e com saudades de Paris, sua vontade de retornar à terra-natal aumenta quando conhece a bela turista Gaby (Mireille Balin). Seu dilema é que se tentar retornar a Paris, Pépé poderá ser pego pelo astuto detetive Slimane (Lucas Gridoux).

O segundo dia de exibição reserva um clássico de 1958 de Louis Malle: “Ascensor para o Cadafalso” (Ascenseur pour l’énchafaud). O filme apresenta o ardiloso plano de Florence (Jeanne Moreau) e seu amante Julien (Maurice Ronet) para matar o marido dela. Com um suicídio forjado, vários indícios no local do crime podem incriminá-los. Esta foi a estreia de Louis Malle como diretor aos 25 anos e uma das obras-primas do gênero enfatizada pela trilha de Miles Davis.

Um thriller perturbador à época, “Olhos sem Rosto” (Les Yeux Sans Visage), de Georges Franju, foi lançado em 1960, mesmo ano de obras devastadoras como “Psicose” e “Tortura do Medo“. Franju explora o infortúnio de Christiane (Edith Scob) terrivelmente desfigurada por conta de um acidente automobilístico. Perturbado pelo ocorrido, seu pai, Dr. Génessier (Pierre Brasseur), um brilhante cirurgião plástico resolve então sequestrar jovens moças para transplantar a pele delas para o rosto da filha, tentando reconstruir sua beleza.

O encerramento da mostra HIDEUX ocorre na sexta (31) com uma produção de 2013 de Hélène Cattet & Bruno Forzano, “A Estranha Cor das Lágrimas do Seu Corpo” (L’étrange Couleur des Larmes de Ton Corps). Voltando de uma viagem, Dan (Klaus Tange) encontra seu apartamento trancado e sua esposa desaparecida. Buscando informações, sua vizinha conta que seu marido um dia descobriu um outro andar sobre seu quarto e também sumiu. Enquanto procura descobrir o que aconteceu, ele mergulha num mundo de pesadelos e violência, completamente distante de sua realidade.

Realização – O Toca o Terror é o primeiro cineclube do gênero horror no Recife com edições mensais sendo um desdobramento do blog e podcast Toca o Terror, que comenta sobre publicações, filmes, seriados e HQs divulgando a produção nacional e internacional. Com mais de 90 programas gravados sobre diversos temas (vampiros, zumbis, raridades e monstros), o Toca o Terror já realizou sessões especiais no Festival de Inverno de Garanhuns, Janela Internacional de Cinema do Recife e na maratona MEDONHO.

HIDEUX
Local:
Aliança Francesa
R. Amaro Bezerra, 466, Derby – Recife

PROGRAMAÇÃO

Ter – 28 de março – 19h30
“O Demônio da Algéria” (Pépé Le Moko)
Dir: Julien Duvivier, 1936

Qua – 29 de março – 19h30

“Ascensor para o Cadafalso” (Ascenseur pour l’échafaud)
Dir: Louis Malle, 1957

Qui – 30 de março – 19h30

“Os Olhos sem Rosto” (Les yeux sans visage)
Dir: Georges Franju, 1960

Sex – 31 de março – 19h30

“A Estranha Cor das Lágrimas do seu Corpo” (L’étrange couleur des larmes de ton corps)
Dir: Hélène Cattet & Bruno Forzano, 2013

Entrada Gratuita
Mais informações:
www.facebook.com/tocaoterror

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s