DICA DA SEMANA: O Ataque dos Vermes Malditos (1990)

[Por Geraldo de Fraga]

O Ataque dos Vermes Malditos (Tremors) não vai nunca figurar em uma lista de melhores filmes de terror/ficção científica, mas tem um lugar no coração de todo fã do gênero. Clássico do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde, o longa tem um roteiro típico de filme B (monstros atacando uma cidadezinha longe de tudo) e traz de herança todos os clichês da década de 1980, que tanto amamos.

A história é a seguinte: Perfection é uma vila isolada no meio do estado de Nevada que passa a sofrer uma série de abalos sísmicos estranhos. No meio desse mistério, surgem dois heróis improváveis: Val (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward), biscateiros que ganham a vida com pequenos serviços e descobrem que, na verdade, o lugar está sendo a morada de monstros gigantes que se movem sob a terra em alta velocidade.

O visual dos bichos é um show a parte. Pode-se reclamar de qualquer coisa dos “Vermes Malditos”, menos da criatividade da equipe para criar criaturas únicas e que fazem todo sentido dentro do contexto da trama. Bacon e Ward, como o jovem intrépido e o parceiro mais velho e responsável, estão perfeitos nos papéis. E, por mais caricatos que sejam, todos os coadjuvantes cumprem suas funções com louvor.

O Ataque dos Vermes Malditos teve uma continuação também muito legal, lançada em 1996, com Fred Ward de protagonista. Depois disso, virou franquia com mais três filmes e ainda rendeu uma série de TV produzida e exibida em 2003, pelo canal Syfy. Há planos para um novo longa e uma nova série, dessa vez com Kevin Bacon. Aproveite que O Ataque dos Vermes Malditos está disponível na Netflix e veja (ou reveja). É muita melodia.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s