DICA DA SEMANA: Horror Hotel / The City of the Dead (1960)

[Por Jarmeson de Lima]

Com a presença mais do que bem vinda do carismático Christopher Lee, “Horror Hotel“, também conhecido por “The City of the Dead” nos traz uma boa história de suspense e bruxaria. Este filme que caiu em domínio público sabe-se lá por qual motivo, é uma daquelas obras subestimadas que deveriam ser vistas por mais gente.

Trazendo elementos históricos que remetem à inquisição em New England (a mesma terra de “A Bruxa“, vejam só), o filme de John Moxey guarda ainda certas similaridades com “Black Sunday” de Mario Bava e “Psicose” de Alfred Hitchcock, ambos lançados coincidentemente no mesmo ano. A trama é bastante ligeira e tudo se resolve de maneira simples numa duração eficiente que nem enrola nem termina antes do tempo.

Logo em sua introdução, vemos as cenas de uma mulher que é condenada a morrer na fogueira acusada de satanismo não sem antes amaldiçoar toda a aldeia onde morava. Séculos depois, uma estudante que pesquisa sobre bruxaria com o prof. Allan Driscoll (Christopher Lee) resolve ir até a supracitada vila para se aprofundar no tema. Ao chegar no local e se deparar com moradores estranhos e gente que parece que não recebe visitas de forasteiros, logo ela acaba sendo vítima de uma perigosa trama que envolve sacrifícios humanos e culto ao demônio.

Este filme meio que pode ser considerada a primeira obra da Amicus, antes da produtora ter este nome, ainda assinando como Vulcan Productions. Espere então aquele filme de terror clássico com uma fotografia noturna em preto e branco e bastante uso de névoa em cena para acrescentar um clima mais sombrio à história. É possível vê-lo na íntegra tanto no YouTube quanto no site www.archive.org.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s