RESENHA: A Doença do Mal (2017)

[Por Jota Bosco]

Escrito e dirigido por Jack James, “A Doença do Mal” é um filme denso, que explora uma das grandes doenças do nosso tempo: a solidão.

O filme começa com a morte da mãe de Holly (Roxy Bugler). Durante o luto, ela se envolve com Matthew (Kemal Yildirim), um jovem que podemos dizer que é, no mínimo, muito misterioso. A relação entre eles, que parece meramente sexual, dá um “passo adiante” quando a mãe dele adoece e o casal resolve passar uns dias com a enferma.

Chegando lá, vemos que a mulher beira o vilanismo de uma Odete Roitmann dessas da vida. É uma senhora cruel, narcisista, obcecada por seu filho e pelos frutos que por ele serão deixados. Sua casa é seu domínio e é nesse ambiente que passaremos o resto do filme.

Malady“, que traduzido ao pé da letra, seria algo como “doença”, é uma obra focada nas emoções dos personagens (ou ausência delas). Temos três pessoas com uma dificuldade imensa de se comunicar. É nessa hora que a direção de Jack James é fundamental, pois consegue nos inserir nesse triângulo doentio graças à uma belíssima e perturbadora fotografia que nos deixa tão próximo das personagens que ficamos perdidos como elas, procurando um foco ou forma de criar algum tipo de vínculo.

É uma obra densa e às vezes cansativa por causa do movimento da câmera e longos planos com pouco ou nenhum diálogo mas bastante perturbadora. Os pontos altos do filme são as grandes atuações de Roxy Bugler, como Holly, e de Jill Connick como Lorelai, a mãe de Matthew; a poderosa fotografia acima citada e a trilha sonora que deixa o clima constantemente denso.

A Doença do Mal” (título original “Malady”) estreou este mês nas plataformas de VOD nacionais NET Now e Vivo Play.

Escala de tocância de terror:

Diretor: Jack James
Roteiro: Jack James
Elenco: Roxy Bugler, Kemal Yildirim e Jill Connick
País de origem: Inglaterra

Um comentário sobre “RESENHA: A Doença do Mal (2017)

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s