DVD: Cidadão X (1995)

CIDADÃO X é um título merecidamente citado em inúmeras listas de filmes baseados e/ou inspirados nos crimes reais de assassinos em série. Com um roteiro baseado no livro “The Killer Department: Detective Viktor Burakov’s Eight-Year Hunt for the Most Savage Serial Killer in Russian History” de Robert Cullen, o longa segue os esforços e frustrações do detetive Viktor Burakov (Stephen Rea) e de seu superior, o coronel Mikhail Fetisov (Donald Sutherland) na luta para por um fim ao reinado de horror do serial killer Andrei Chikatilo (um excelente Jeffrey DeMunn), que estuprou, mutilou e matou mulheres e crianças por mais de uma década em Moscou de 1978 a 1992. O caso só viria a ser investigado em 1982.

jeffrey_demunn_citizen_x
Esse telefilme da HBO com direção e roteiro de Chris Gerolmo (Mississipi em Chamas) lançado em 1995 – apenas três anos após o desfecho do caso – ganha o espectador através das atuações de um senhor elenco e uma narrativa que nunca perde a sua objetividade mesmo não sendo apressada.

Apesar da história ser contada do ponto de vista dos responsáveis pela prisão do assassino, CIDADÃO X não tem nada que o faça se assemelhar a um suspense investigativo tradicional. Sim, temos sequências típicas vistas em obras do gênero mas Burakov encara um outro vilão além de Chikatilo: as autoridades que atrasam as suas investigações devido a um completo despreparo e incompetência ao lidar com um caso como esse. Os políticos soviéticos acreditavam que assassinatos em série eram um sintoma da degradação do Ocidente capitalista e que crimes do tipo jamais aconteceriam em um regime comunista.

rea_sutherland_citizen_x

Stephen Rea consegue transmitir a angústia de seu protagonista sem se apoiar tanto nas falas do personagem. O ator é muito convincente nos momentos em que Burakov está desesperançoso por não conseguir impedir mais e mais mortes de pessoas inocentes enquanto se vê de mãos atadas, impedido de tomar medidas que as evitariam. CIDADÃO X ainda conta com uma participação de Max Von Sydow perto do final do filme em um pequeno porém importante papel. Ele interpreta o Dr. Alexandr Bukhanovsky, que teve uma inegável contribuição na busca e prisão de Andrei Chikatilo.

O caso gerou duas produções posteriores para o cinema: o ótimo EVILENKO (2004), de David Grieco, com ninguém menos que Malcolm McDowell na pele de Chikatilo e o recente CRIMES OCULTOS (Child 44, 2015) de Daniel Espinosa, que foi um enorme fiasco de público e crítica.

rea_citizen_x

O DVD de CIDADÃO X é um dos últimos lançamentos da Obras-Primas do Cinema e oferece como extra o documentário “The Hunt for the Red Ripper” com 52 minutos de duração e realizado pelo canal A&E em 1994, onde vemos o Chikatilo real. Não é para os fracos.

cidadao_x

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s