DICA DA SEMANA: Parceiros da Noite (1980)

[Por Felipe Macedo]

No inicio da década de 80, o diretor William Friedkin e o astro Al Pacino se juntaram para contar uma ousada e forte história que mostrava assassinatos de gays cometidos por um assassino também homossexual que ao que tudo indicava não lidava bem com sua sexualidade. Se hoje em dia, o tema já é pesado e polêmico, imagina quase 40 anos atrás? “Parceiros da Noite” (Cruising) nasce numa época em que o preconceito era bem maior, a AIDS estava surgindo e era conhecida como “praga gay”.

Na trama, Pacino interpreta um jovem policial que tem a missão de se infiltrar na comunidade sadomasoquista gay e tentar parar os crimes que estão chocando a cidade. O problema é que ele começa a entrar demais nesse personagem e começa a questionar a sua própria sexualidade na medida em que tenta pegar o assassino e parar o seu reinado de mortes. Como se não bastasse isso, ainda tinha que manter a linha e passar para sociedade e para sua namorada que nada mudou.

As cenas dos clubes sadomasoquistas foram usadas à exaustão em vários outros filmes e até em séries de humor globais, onde homens barbudos e sem camisa usam calças de couro, máscaras e etc. Aqui porém não tem humor e o diretor sabe mostrar estranheza e o desconforto do protagonista, passando essa mesma sensação para o público. O roteiro em si segue a cartilha desse tipo de filme, mas com alguns diferenciais interessantes, pecando apenas em situações apressadas. Algumas questões são mostradas de forma bastante sugerida, forçando o público a pensar um pouco e isso é muito bom e tira o filme do lugar comum.

O desfecho ousado e chocante é a cereja do bolo. Mesmo sendo de um grande estúdio e com um grande astro, não tiveram medo de colocar do jeito que está. Ah, as cenas de morte? Bem… são bem realizadas e destaco a primeira que é bem angustiante demonstrando bem o sadismo do psicopata. Não é um filme perfeito, mas é merecedor de ser mais conhecido.

O filme encontra-se completo em sua versao dublada no YouTube.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s