DICA DA SEMANA: Tokyo Zombie (2005)

[Por Jarmeson de Lima]

Pense num filme esculhambado (no bom sentido) e você vai chegar perto do que é Tokyo Zombie, produção de 2005 e que poderá ser vista por você ao alcance de um click na Netflix. Produto da mente insana de Sakichi Satô e baseado num mangá de mesmo nome, o filme apresenta o ataque de mortos vivos (advinha onde?)… em Tokyo!

Apelidado pela midia ocidental como o “Shaun of the Dead” japonês, o longa a bem da verdade veio um ano depois do filme de Edgar Wright, apesar de que o mangá original foi lançado seis anos antes. Em comum com ambos temos o mesmo tom de comédia “involuntária” e aquele gore zumbi. Aliás, não… Tokyo Zombie é ainda pior (no bom sentido).

O senso de humor japonês precisa ser estudado. Porque quando inventam de fazer cenas de canibalismo zumbi, a galera apela valendo! São várias cenas WTF onde você fica se questionando como tiveram a coragem e a cara de pau para filmar e apresentar isso aí.

Mas e a história? É coisa rápida pra entender… Existe um imenso lixão nos arredores de Tokyo onde as pessoas jogam todo tipo de tralha e ainda enterram gente (!). Num belo dia os mortos se erguem do chão desse Monte Fuji Preto e começam a devorar os vivos assim sem mais nem menos.

O papel de heróis cabe neste filme a uma dupla de trabalhadores de uma fábrica de extintores que passam o tempo ocioso treinando Jiu-Jitsu. Dito isto, é de se esperar que haja ainda golpes marciais e lutas contra os zumbis, mas nunca do jeito que a gente espera. Então se você curte zumbis, comédias escrachadas e nonsense oriental, pode chegar junto de Tokyo Zombie.

P.S.: Uma curiosidade sobre o diretor Sakichi Satô é que ele foi o roteirista de Ichi The Killer e Gozu (ambos dirigidos por Takashi Miike) e ainda fez uma ponta em Kill Bill de Quentin Tarantino como o garçom japonês que é apelidado de Charlie Brown.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s