DICA DA SEMANA: Don’t Go to Sleep (1982)

[Por Osvaldo Neto]

Filmes feitos para a TV costumam ser olhados com um certo preconceito. Atuações exageradas, roteiros pobres, direção medíocre, péssimos efeitos especiais e aqueles intrusivos ‘fade ins’ e ‘fade outs’ sinalizando uma pausa para os comerciais são algumas das coisas mais observadas em grande parte deles.

Mas o fã de horror que não apenas assiste o que lançam hoje sabe que o gênero teve uma era de ouro em produções para a telinha durante os anos 70 e 80. Obras dirigidas por gente do calibre de Dan Curtis e Curtis Harrington, assim como os memoráveis Criaturas da Noite (Don’t be Afraid of the Dark), A Morte Numa Noite Fria (A Cold Night’s Death) e A Noite do Espantalho (The Dark Night of the Scarecrow) mataram muitos moleques de medo.

Com direção de Richard Lang e roteiro de Ned Wynn, NÃO ADORMEÇA é um desses filmes mais famosos e me espanta o fato dele ainda não ter recebido um mísero lançamento oficial em DVD. Dennis Weaver (de Encurralado, o maior de todos os telefilmes do período) e Valerie Harper protagonizam esse longa sobre um casal que entra em crise após o falecimento de uma de suas filhas.

Eles resolvem se mudar para uma nova residência com as duas outras crianças, Mary (Robin Ignico) e Kevin (Oliver Robins, de Poltergeist) e a mãe da esposa (a inesquecível Ruth Gordon). Não demora muito para que Mary receba visitas de ninguém menos que o fantasma de Jennifer (Kristin Cumming), a sua irmã morta. Falar mais sobre a trama pode estragar a experiência, então fico por aqui.

Mesmo com as limitações típicas de um filme feito para a TV, NÃO ADORMEÇA continua a funcionar após mais de 30 anos de sua realização graças ao inesperado desenvolvimento dessa história simples, que fica cada vez mais ambígua, sombria e niilista. O roteiro também surpreende ao enfraquecer a união familiar dos personagens, sempre vista como algo sagrado em filmes mais convencionais do estilo.

Alguma alma caridosa subiu NÃO ADORMEÇA no YouTube em uma boa cópia legendada ripada do VHS brasileiro lançado pela Warner Home Video. Assistam ao filme e não olhem mais para um cortador de pizza do mesmo jeito pelo resto da vida.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s