DICA DA SEMANA: Todo Mundo Quase Morto (2004)

[Por Júlio César Carvalho]

Como vivemos tempos de plena dormência social diante de tantos golpes contra nossos direitos, venho aqui com uma dica de uma das maiores (para mim, a melhor) comédias de horror já feitas. TODO MUNDO QUASE MORTO (Shaun of the Dead) de 2004, que está no catálogo da Amazon PrimeVideo,  tem tudo a ver com esse cenário de real horror.

Dirigido por Edgar Wright (Scott Pilgrim Contra o Mundo, Baby Driver), que em 2007 fez o trailer falso chamado “Don’t” para o projeto “Grindhouse”, TODO MUNDO QUASE MORTO surge meses depois da estréia mundial de MADRUGADA DOS MORTOS, o remake de Zack Snyder para o clássico DESPERTAR DOS MORTOS. George A. Romero, por sua vez, no ano seguinte estreava seu quarto longa zumbi: TERRA DOS MORTOS.

Além de co-roteirizar o longa junto com Edgar Wright, Simon Pegg – que vive o nosso querido Shaun – encabeça o ótimo elenco principal composto por Nick Frost, como o seu melhor amigo Ed, e Kate Ashfield no papel de sua ex-namorada. Todo mundo tá muito bem e nos conferem momentos ótimos como a cena em que Shaun e Ed escolhem quais vinis “jogar fora” para sobreviverem.

Tudo aqui é digno de elogios, dos diálogos super afiados ao ótimo trampo de direção e edição que nos entrega momentos geniais de instante em instante, como quando vemos um plano seqüência inicial de Shaun indo ao mercado de manhã cedo e depois a mesma seqüência com as ruas tomadas por zumbis, ou quando Shaun senta pra ver TV e não importando o quanto ele continue mudando de canal, as frases dos programas, clipes musicais e noticiários se completam fazendo todo sentido ao apocalipse zumbi. Enfim, o longa tem tantos detalhes e sacadas legais que tomariam o texto inteiro.

Enfim, fica aí essa dica pra você rir e refletir sobre as inúmeras críticas sociais contidas nessa ótima comédia de horror britânica.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s