DICA DA SEMANA: O Círculo do Diabo (1961)

[Por Osvaldo Neto]

A influência da série “Além da Imaginação” no cinema, televisão e na cultura pop como um todo é indiscutível. Talvez possamos dizer que O CÍRCULO DO DIABO (The Devil’s Hand, filmado em 1959 e lançado em 1961) seja um dos primeiros casos onde algumas características que até então eram bem presentes neste clássico da TV criado por Rod Serling seriam observadas em algo produzido para outra mídia.


Mas vale lembrar que nos anos 50 e 60 muitos desses verdadeiros filmes “B” costumavam ter durações convidativas, como é o caso desta produção distribuída pelo estúdio Crown International Pictures. Com 70 minutinhos de duração que passam voando e direção de William J. Hole Jr. (que fez alguns outros filmes “B” e episódios para séries de TV), o filme é um ótimo exemplar do melhor do cinema drive-in e de baixo orçamento realizado no período.

‘Sonhando’…

Um canastríssimo Robert Alda interpreta Rick Turner, um homem cujos sonhos são dominados pela presença de uma misteriosa mulher (Linda Christian, linda mesmo!) que o faz se dirigir a uma loja de bonecos em companhia de Donna (a mexicana Ariadna Welter, que no ano seguinte apareceria no maravilhoso EL BARON DEL TERROR), sua noiva. Chegando lá, ele vê uma boneca que é ‘a cara’ da bela figura que tem habitado o seu subconsciente. Assim que ele entra no lugar, é recepcionado pelo dono do estabelecimento, Francis Lamont (Neil Hamilton, o Comissário Gordon do famoso seriado de TV Batman) que diz o seu nome e pergunta se ele não ficou feliz com o resultado do trabalho.

O Comissário Gordon era um discípulo de Satã e a gente não sabia.

Estranhando tudo, o sujeito afirma se tratar de um engano embora Lamont insista que ele não somente veio na loja antes como também disse o seu nome e entregou uma foto, que o casal diz a seguir ser de Donna e não de outra mulher. Para complicar as coisas, Donna também encontra uma boneca no local que é… ‘a sua cara’ mas que o Lamont se nega a vender. Mal eles viram as costas e é revelado que a loja de bonecos é, na verdade, uma fachada para a sede de um culto ao deus satânico da maldade suprema, Gamba!!

O CÍRCULO DO DIABO realmente aparenta ser um episódio estendido de “Além da Imaginação”, embora não chegue nem perto de ter o orçamento de um. O cenário do culto de Lamont, por exemplo, parece ter sido reaproveitado de um filme do Ed Wood ou do Roger Corman. Até mesmo o Bruno VeSota aparece por aqui como um dos membros do grupo.

Bruno VeSota. O ator era presença garantida em muitos dos filmes B de Corman nos anos 50.

Mas esse tipo de coisa é justamente o que faz esse filme ser uma delícia de se assistir, além de tudo o que ele ainda tem de bacana e interessante para o espectador. Também não deixa de ser curiosa a abordagem de uma seita satânica em pleno meio urbano, anos antes da realização de diversos filmes que hoje são tidos como clássicos do gênero.

O filme pode ser assistido em vários sites que oferecem download ou streaming de filmes em domínio público mas ele também se encontra disponível no YouTube em uma versão legendada em português. O que você está esperando para agraciar o seu final de semana na companhia de Linda Christian e Gambaaaaaa?

BÔNUS: Escute agora mesmo o melhor e mais viciante tema musical já composto para um filme B de todos os tempos!!!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s