DICA DA SEMANA: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

[Por Geraldo de Fraga]

Umas das mais famosas adaptações do conto de Washington Irving é – pelo menos para mim – o último grande filme de Tim Burton. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999) é uma obra onde todos os exageros do diretor funcionam perfeitamente. Não por acaso, levou o Oscar de Direção de Arte e ainda foi indicado nas categorias Fotografia e Figurino.

A sinopse é a seguinte: em 1799, o investigador de Nova York, Ichabod Crane é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos, onde todas as vítimas são encontradas decapitadas. Os habitantes locais acreditam que o assassino seja o tal “Cavaleiro sem Cabeça”, que sai todas as noites para procurar a sua própria cabeça, perdida na guerra.

Crane não engole a lenda e decide investigar de forma séria. Johnny Depp, no papel do policial da cidade, cético e amante da ciência, que se confronta com as crendices do interior, já vivia de fazer caretas, mas ainda sem a afetação de hoje. Na minha humilde opinião, é a sua segunda melhor atuação sob o comando de Burton, perdendo apenas para Ed Wood.

O elenco também traz uma galera de responsa: Christina Ricci, Miranda Richardson, Casper Van Dien, Jeffrey Jones, Michael Gambon, o mestre Christopher Lee, além de ninguém menos do que Christopher Walken, como o vilão.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, com seu tom cômico e despretensioso, é diversão certa e com um roteiro criativo que não duvida da inteligência do espectador. O filme já passou centenas de vezes na TV aberta, mas se você ainda não viu, corra que ele está disponível no catálogo da Netflix Brasil.

Um comentário sobre “DICA DA SEMANA: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s