RESENHA: Creep (2014)

[Por Júlio Carvalho]

A minha dica pra este fim de semana é um found-footage chamado CREEP. É uma produção indie que tá no catálogo da Netflix e que eu ignorei por um bom tempo por puro preconceito. Vacilo meu, pois quando assisti me surpreendi.

Na trama, um cara chamado Josef (Mark Duplass) tem um câncer irreversível no cérebro e contrata Aaron (Patrick Brice) para filma-lo durante um dia inteiro. A ideia é que seja possível deixar um registro para que seu filho que ainda está pra nascer possa conhecer o pai. Sendo que não tarda para as coisas ficarem bem esquisitas.

Seguindo em seu formato found-footage de maneira correta e convincente, CREEP realmente passa a sensação de realidade que o estilo precisa. Josef é simpático, mas de um jeito tão bizarro que o sentimento de desconforto predomina logo de início.

Há situações bem esquisitas aqui, e outras de um constrangimento que beira o assustador, como uma sequência em que Josef finge tomar banho com um bebê imaginário na banheira. Sério, que troço cabuloso! Não duvido que, por exemplo, o tosco do Domingos, psicopata do curta nacional homônimo de 2015, fazia aquele tipo de coisa com as mesmas mungangas.

É interessante, apesar de toda sua simplicidade, como este longa instiga uma vontade de falar a respeito assim que termina. Poucos filmes hoje em dia conseguem isso. Mesmo dentre aqueles com tramas ultra complexas que ao fim não dizem nada de fato.

CREEP, que poderia ser ‘traduzido’ perfeitamente como “cabuloso”, pois é isso que o cara é, traz aquele misto de incômodo e curiosidade que um bom suspense pede. Vai na fé que vale a pena! Esse mês, inclusive, estreia, também na Netflix, a parte 2 dessa beleza. Então, que venha logo essa continuação.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s