[Por Júlio Carvalho]
A minha dica pra este fim de semana é um found-footage chamado CREEP. É uma produção indie que tá no catálogo da Netflix e que eu ignorei por um bom tempo por puro preconceito. Vacilo meu, pois quando assisti me surpreendi.
Na trama, um cara chamado Josef (Mark Duplass) tem um câncer irreversível no cérebro e contrata Aaron (Patrick Brice) para filma-lo durante um dia inteiro. A ideia é que seja possível deixar um registro para que seu filho que ainda está pra nascer possa conhecer o pai. Sendo que não tarda para as coisas ficarem bem esquisitas.
Seguindo em seu formato found-footage de maneira correta e convincente, CREEP realmente passa a sensação de realidade que o estilo precisa. Josef é simpático, mas de um jeito tão bizarro que o sentimento de desconforto predomina logo de início.
Há situações bem esquisitas aqui, e outras de um constrangimento que beira o assustador, como uma sequência em que Josef finge tomar banho com um bebê imaginário na banheira. Sério, que troço cabuloso! Não duvido que, por exemplo, o tosco do Domingos, psicopata do curta nacional homônimo de 2015, fazia aquele tipo de coisa com as mesmas mungangas.
É interessante, apesar de toda sua simplicidade, como este longa instiga uma vontade de falar a respeito assim que termina. Poucos filmes hoje em dia conseguem isso. Mesmo dentre aqueles com tramas ultra complexas que ao fim não dizem nada de fato.
CREEP, que poderia ser ‘traduzido’ perfeitamente como “cabuloso”, pois é isso que o cara é, traz aquele misto de incômodo e curiosidade que um bom suspense pede. Vai na fé que vale a pena! Esse mês, inclusive, estreia, também na Netflix, a parte 2 dessa beleza. Então, que venha logo essa continuação.
Você disse tudo, um filme que vale a pena falar sobre, duro é encontrar quem tenha assistido, obrigado amigo! Aquela cena do machado… não tava dando um real pra ela até p momento e tava chamando cara de burro, mas o bom que depois o próprio Josef explica do pq o cara foi burro, ineterssante! – https://rezenhando.wordpress.com/2018/08/10/rezenha-critica-creep-1-e-2/
CurtirCurtir
Na boa, não precisa fazer resenhas se forem todas como essa, o filme e previsível e sem graça, uma perca de tempo r só não digo q e um completo lixo pq isso seria manchar a honra dos lixos.
1/10 pro filme.
CurtirCurtir