GAME: Hellblade – Senua´s Sacrifice (2017)

[Por Felipe Macedo]

Produzido pela Ninja Theory, responsável pelo mais recente “Devil May Cry“ e por outros tantos bons games, surge “Hellblade: Senua´s Sacrifice”. À primeira vista, este é só um game de ação e que usa a mitologia nórdica como base, sendo que ele vai além. A história segue Senua, uma jovem guerreira que parte em jornada ao encontro de Hela, a deusa dos mortos, a fim de que ela traga de volta seu amado.

A princípio achava que o jogo seria uma versão feminina de Kratos, protagonista da série God of War. Para minha surpresa, o enredo se torna um terror psicológico dos mais pesados e densos. Não estava preparado para o que viria no decorrer da narrativa.

Antes da abertura somos avisados que esse é um jogo que retrata várias doenças mentais – em especial a esquizofrenia – e que pessoas que passam ou passaram por algum distúrbio da mente podem se sentir incomodadas com as situações retratadas. Além disso, pessoas mais sensíveis provavelmente se sentirão constrangidas com imagens de violência explicita.

O gameplay segue a linha dos jogos de ação, onde além de se movimentar, Senua tem ataques fracos, fortes e de defesa. Seu parry que é a defesa de última hora, desnorteia um inimigo que está prestes a te ferir. Além disso, ela tem o poder do foco, utilizado para realizar os puzzles e revelar novos caminhos acionando o poder das runas que são colecionáveis do jogo e contam mais sobre a mitologia . Os cenários são vilas devastadas com corpos decompostos espalhados, templos sinistros, rios formados por sangue e pessoas queimadas e agonizantes nas margens…

Os inimigos comuns na sua maioria são espectros de guerreiros, mas o destaque fica com os chefes que além de visualmente muito impactantes, rendem batalhas muito intensas e memoráveis. Cito, por exemplo a batalha com o Fenrir, uma enorme e violenta besta que enfrentamos numa caverna escura ao meio de um surto, que se assemelha também a uma violenta crise de ansiedade. Pra mim em particular, foi uma boss fight que entra na lista das melhores que já enfrentei.

O terror vem desses surtos e como a protagonista e os cenários se comportam nesses momentos. Vozes, vultos e cenários que se modificam causam um desconforto imenso em quem joga. Para os gamers que procuram jumpscares e batalhas constantes, esse game não é pra você. Temos um terror intimista e focado em puzzles, embora tenha momentos tensos em batalha. Para quem for até o final, verá uma conclusão devastadora e inesquecível. Digo com toda certeza que esse foi o melhor jogo do ano passado. E não estou sozinho nisso! Na votação dos melhores do ano realizada pela Sony, o game ganhou como melhor jogo independente para PS4.

Hellblade: Senua´s Sacrifice se encontra disponível para PS4 e PC

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.