DICA DA SEMANA: The Initiation (1984)

[Por Felipe Macedo]

Slasher Movies: ame ou odeie-os. Este é um dos sub-gêneros mais famosos do cinema de terror. Toda atmosfera, trama e clichês foram usados a exaustão durante todos esses anos, principalmente na década de 80, onde esse tipo de filme encontrou seu auge e também sua decadência. Nesse período, tivemos dezenas (para não dizer centenas) de longas onde adolescentes encontraram uma morte violenta nas mãos dos mais diversos psicopatas.

Em 1984, quando as regras já estavam bem estabelecidas, chegou um novo exemplar chamado “A Iniciação” (The Initiation), reforçando tudo o que já tinha sido feito e mostrado, mas de forma bacana e que garante a diversão para quem procura esse tipo de escapismo. A trama gira em torno de Kelly (Daphne Zuniga, da série Barrados no Baile), uma jovem caloura que sofre por ter o mesmo pesadelo durante vários anos e não lembrar da sua infância por conta de um evento traumático. Vindo de uma família rica, onde seus pais super protetores e controladores (Vera Milles, de Psicose) tentam evitar que a garota se recorde do passado.

Neste caso, isso tem a ver com um assassino misterioso que está diretamente ligado ao trauma da mocinha. O vilão esteve internado por vários anos num sanatório e numa noite escura consegue fugir deixando uma trilha de corpos pelo caminho (Halloween mandou lembranças!). Na noite da iniciação da irmandade, Kelly rouba as chaves da loja de departamento dos seus pais para que o tradicional ritual seja realizado lá. Infelizmente o assassino também estará no local e Kelly junto com suas amigas terá que lutar por sua sobrevivência.

Como dito antes, o filme usa e abusa de todos os clichês possíveis e mesmo com rombos no roteiro consegue divertir por sua aura nostálgica, além de ser bem redondinho em outros sentiidos. A atuação não é boa, mas também não é uma atrocidade. Os efeitos de maquiagem não decepcionam e o filme ainda tenta assustar sem partir para a galhofa. Não é o melhor slasher da época porém garante bons momentos e está disponível para assistir na íntegra no YouTube.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.