DICA DA SEMANA: Viy – A Lenda do Monstro (1967)

[Por Geraldo de Fraga]

Aproveitando a chegada da Copa do Mundo da Rússia, vamos relembrar um dos maiores clássicos do cinema do país. Ok, forcei. Mas o que interessa é que VIY, esse filme soviético é um espetáculo visual e tem uma grande importância para a história do terror que é muitas vezes ignorada.

Em 2014, até ganhou um remake, com direito à tecnologia 3D, que saiu aqui no Brasil com o título de ‘Império Proibido’, que tem a roupagem de blockbuster clássico, muito mais puxado para a fantasia do que qualquer outra coisa.

O original, dirigido por Konstantin Ershov e Georgi Kropachyov, é baseado em um conto de Nikolai Gogol, o mesmo escritor ucraniano que já tinha sido adaptado em outro clássico: Black Sunday (1960), de Mario Bava.

Na história, o seminarista Khoma (Leonid Kuravlyov) e dois amigos acabam pedindo abrigo na casa de uma bruxa. Ele consegue fugir, não sem antes dar uma surra na velha, que se transforma em uma linda e jovem mulher. De volta ao seminário, Khoma recebe um chamado. Ele deve passar três noites rezando diante do corpo de uma mulher em uma igreja, a pedido dela em seu leito de morte. Adivinhem quem é a moça?

VIY é mistura primorosa de várias lendas do leste europeu, o que por si só já é motivo para qualquer admirador do gênero se empolgar. Filme essencial para fãs de horror. Aproveite que tem no Youtube legendado em português.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.