RESENHA: Veronica (2017)


[Por Jarmeson de Lima]

O cinema de horror espanhol, como bem sabemos, produz filmes acima da média com temáticas obscuras, conflitos espirituais e bastante criatividade. Desta vez, Paco Plaza, co-criador de [rec] aparece para o mundo com Veronica, obra disponível na Netflix e que já foi apontado por alguns como o filme mais assustador da plataforma. Ok, ele é bom, mas vamos com calma.

Veronica se baseia em um caso real registrado pela polícia espanhola como o primeiro e (até agora) único caso de possessão sobrenatural no país. Para reforçar a ligação com o mundo real, ele tenta reconstituir o ocorrido com o dia a dia da adolescente que dá nome ao filme com base nos depoimentos do detetive e das testemunhas do caso. Tudo isso sem voz em off, viu Padilha!

O longa adota a perspectiva da jovem Verónica que inadvertidamente “brinca” com uma tábua Ouija e traz ao mundo dos vivos uma entidade que assume o papel de seu falecido pai. A partir daí, o espírito começa a interferir na vida da adolescente na escola e em sua casa, colocando em risco a sua vida e a de seus irmãos.

E como é um caso baseado em um fato real com poucas evidências, isso dá margem à direção carregar um pouco nas tintas na hora de recontar a história. Por ser um caso de natureza fantasmagórica sem registros reais, o horror transparece com força nas sequências de sonho e alucinação, o que tá longe de ser ruim, na verdade.

O que faz de Veronica ainda mais assustador é a combinação de diversos elementos do universo do horror que a gente sabe que funciona bem quando trabalhados: Crianças e Espíritos. De quebra ainda temos uma freira cega pra deixar tudo ainda mais cabuloso…

Mesmo sem a força da estética “found footage“, Paco Plaza nos dá um bom produto capaz de deixar muita gente apavorada por dias e noites pelas imagens impactantes que gravou. Se fosse pra resumir, Verónica seria tipo Invocação do Mal só que bom. E sem as apelações de James Wan.

Escala de tocância de terror:

Direção: Paco Plaza
Roteiro: Fernando Navarro e Paco Plaza
Elenco: Sandra Escacena, Bruna González, Claudia Placer
País de origem: Espanha
Ano de lançamento: 2017

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.