DICA DA SEMANA: A Hora do Lobisomem (1985)

[Por Felipe Macedo]

O mito do lobisomem é praticamente universal, existindo histórias sobre a mítica criatura em quase todos cantos do globo. Além da beleza natural de uma lua cheia, a criatura é cercada de mistérios e esse lado mais sombrio serviu de base para um romance curto de Stephen King e que como quase tudo do autor, “Silver Bullet” virou filme tempos depois que foi repetido à exaustão no SBT sob o título de “A Hora do Lobisomem”.

A história narra as desventuras de uma pequena cidade no Maine nos anos 70 (e anos 80 no livro) que se ve envolta por uma série de assassinatos chocantes e violentos que são cometidos por nosso amigo peludão. No filme seguimos os irmãos Marty e Jane e suas vidas na época das mortes. O garoto ainda é paralitico e foi o único sobrevivente de uma série de ataques até então. Os jovens, no entanto, parecem ser a única esperança para uma cidade envolta no medo.

Vale destacar a dinâmica e quimica dos irmãos, suas picuinhas bem típicas e que passam veracidade para a trama, que por sinal teve roteiro escrito pelo próprio King. O autor fez mudanças bem vindas e deu mais foco na jovem dupla (No livro, Jane não tem importância alguma pra trama principal), criou também novos ataques para criatura, retirando e modificando outras existentes no livro e por ai vai.

Esse é um dos raros casos onde o filme é superior a obra original e o que me pareceu é que o autor fez uma revisão do seu material tornando-o mais emocional. Essa mudança, acreditem, foi melhor. A direção é eficiente criando bons momentos de horror. Mas o principal mérito foi trabalhar a quimica entre os atores, fazendo de seus personagens pessoas com quem nos importamos. Não é perfeito, tem uns takes meio duvidosos, mas o resultado geral é satisfatório.

A maquiagem e efeitos mesmo sendo um pouco datados tem seu charme e causam certo impacto. Não é a toa que faz parte de um seleto time de boas adaptações para cinema de King e que merece ser conhecido.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.