DICA DA SEMANA: Shock – Diversão Diabólica (1984)

[Por Jota Bosco]

Shock – Diversão Diabólica é considerado o primeiro “slasher” nacional (apesar de achar que ele flerta muito mais com o giallo italiano do que com o subgênero americano). Foi bastante comparado a filmes como “Halloween” e “Sexta-Feira 13” em seu lançamento, apesar do diretor Jair Correia bater o pé em afirmar que sequer tinha visto esses filmes e depois que viu, detestou!

Sim… Shock realmente segue a cartilha de 97,8% dos “slashers” onde um grupo de jovens são mortos por um misterioso assassino. Mas as coincidências meio que param por aí. Por exemplo, o filme foge bastante dessas regras ao ter, entre outras coisas: pouquíssimo sangue, boas atuações e bons diálogos.

O longa apesar de ser montado no formato “filme B de terror”, tem bastante “conteúdo”. Ele fala sobre os problemas da transição entre adolescência e vida adulta, sobre o papel da mulher na sociedade, além de ser uma grande metáfora para a repressão que existia no Brasil durante a ditadura. Falas como: “Não é nenhum barato ficar vendo gente morta pra tudo quanto é lado, não… Ficar sendo ameaçado de morte sentindo um puta medo. E nem dentro da minha própria casa eu posso ser livre…” ou a revelação do assassino no final. São claras críticas ao regime.

Enfim, minha dica da semana vale como experiência de ver cinema nacional de gênero. De ver como se dava uma driblada na censura na época. De ver a estreia de Taumaturgo Ferreira no cinema. De ver Aldine Muller fora das pornochanchadas. De ver pq eu era apaixonado pela Mayara Magri.

Recentemente (dia 14 de maio de 2018, pra ser mais exato), um grupo de sortudos teve a oportunidade de assistir na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, a uma exibição do filme com a participação da atriz Claudia Alencar. Para os demais mortais que perderam essa sessão, o jeito é se contentar com uma versão VHS-Rip e torcer pra que essa obra seja um dia relançada no mercado nacional com melhor qualidade.

BÔNUS: Tem uma ótima entrevista com o Jair no site do Boca do Inferno. Leia clicando aqui.

2 comentários sobre “DICA DA SEMANA: Shock – Diversão Diabólica (1984)

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.