DICA DA SEMANA: O Portão (1987)

[Por Osvaldo Neto]

A coluna “Dica da Semana” do Toca o Terror está sempre recomendando algum filme marcante dos bons tempos em que o terror tinha alguma importância na TV aberta. Hoje não será diferente. 

Revi O PORTÃO mais de 20 anos depois de quando o assisti e posso dizer que ele continua bem legal. A produção era figurinha fácil durante a 2ª metade dos anos 90, em exibições constantes no Cinema em Casa (com o título O Portal do Inferno) ou no famigerado Cine Trash… O Terror das Tardes.

Todo mundo sabe que tocar Ilariê de trás pra frente é fria…

Com direção de Tibor Takács e roteiro de Michael Nankin, o longa tem como protagonista um garoto chamado Glen (o então estreante Stephen Dorff) que, junto ao amigo Terry (Louis Tripp), acaba acidentalmente trazendo ao mundo uma horda de demônios de uma antiga civilização. No momento em que isso acontece, os dois estão acompanhados somente da irmã de Glen, Alexandra (Christa Denton) e das amigas dela, as irmãs Lori (Kelly Rowan) e Linda (Jennifer Irwin). E é claro que esse grupinho terá uma noite dos infernos.

Grande sucesso também no VHS, O PORTÃO toma o seu tempo para desenvolver o trio de personagens principais, nunca deixando de apresentar situações curiosas e importantes. Mas dos 40 minutos em diante, é só alegria. Muito do brilho deste filme vem da maquiagem de Craig Reardon (de PAGUE PARA ENTRAR, REZE PARA SAIR e muitos outros) e as inesquecíveis soluções visuais de Randall William Cook – que viria a ganhar três Oscars por seu trabalho para a trilogia O Senhor dos Anéis – com muita utilização de ‘Stop Motion’ e atores fantasiados que aparentam ser minúsculos graças ao uso da perspectiva forçada.

Estranhamente, esse ótimo exemplar de terror juvenil foi bem esquecido na atual ressurgência oitentista trazida pela série STRANGER THINGS, que deve e muito a ele. O PORTÃO ganhou mais do que o dobro de seu orçamento de lucro e gerou uma continuação divertida, porém inferior, lançada em 1990 (O Portão II – Eles Estão de Volta) onde somente Louis Tripp voltou do elenco original. O 2º filme também passou um bocado na Band.

Nunca lançado oficialmente em DVD no Brasil, O PORTÃO pode ser assistido agora mesmo no YouTube em uma cópia HD onde foi inserida a antiga dublagem de quando ele foi exibido na TV.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.