DICA DA SEMANA: Exorcismo Negro (1974)

[Por Jota Bosco]

Quando falamos de José Mojica Marins lembramos automaticamente de seu personagem Zé do Caixão e dos filmes “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver“, não é mesmo? Pois a medonha criatura está em outros filmes do mestre do horror e minha dica dessa semana se trata de um que merece especial destaque…

Exorcismo Negro“, adaptação do roteiro de Rubens F. Lucchetti em parceria com o diretor e Adriano Stuart, conta uma história envolvendo o premiado e bem sucedido diretor de cinema José Mojica Marins. Sim, ele mesmo! Mojica decide fazer um tipo de retiro criativo na casa de campo de um amigo e se vê em meio a uma trama cheia de mistérios e magia negra que culminará em um excêntrico exorcismo que poderá definir o destino da humanidade!

As coisas que mais gosto nesse filme são: Mojica interpretando uma versão fantasiosa (e involuntariamente hilária) de si mesmo e enfrentando seu alter ego Zé do Caixão numa brincadeira deliciosa de metalinguagem. A elegância do figurino é um show a parte.

O fato do filme ser uma das poucas produções do diretor que conta com um elenco de atores que já eram ou vieram a ser bastante conhecidos do público também é ótimo. Afinal, não é todo dia que se vê um atorzão da porra como Joffre Soares com os olhos vermelhos rosnando pra câmera.

E, por último, é lindo ver como o filme se equilibra entre cenas realmente assustadoras como as das possessões ou ataques sobrenaturais e cenas hilárias. Um destaque é a da morte do cachorro da menina interpretada pela filha do diretor, Merisol Marins, a quem deve ter puxado a canastrice.

Tá esperando o quê? Clica aqui e aproveita enquanto o link com essa versão lindamente remasterizada pelo Canal Brasil ainda está no ar!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.