DICA DA SEMANA: Um Grito na Noite (2015)

[Por Jarmeson de Lima]

Esta produção holandesa presente no catálogo da Amazon Prime Video mostra bem o pânico de uma mulher sozinha em um local isolado ao longo da noite com um maníaco ao redor. É evidente que você já viu uma história parecida assim em vários filmes de terror. Pelo menos desde “Black Christmas” que vemos assassinos ameaçando mulheres por telefone para testar os seus limites.

A diferença em “Um Grito na Noite” (Kristen) é o tom sombrio que é dado à história na medida em que as coisas vão se desenrolando. O isolamento da personagem em um local remoto, claro, também é um clichê recorrente, mas o estilo europeu de cinema ajuda a termos uma obra que não apela àqueles sustos baratos, construindo aqui uma tensão crescente.

Vemos aqui a personagem-título do longa de Mark Weistra tendo que trabalhar na noite de ano novo no bar/restaurante de sua família. Aparentemente, ela é a única funcionária no local e conta com a ajuda apenas do namorado que está demorando a chegar. E é justamente esta demora que faz com que ela se sinta cada vez mais insegura e aterrorizada por uma figura que telefona insistentemente para o local e que diz conhecê-la bem.

As tentativas de Kristen sair desta emboscada e chamar a atenção da polícia e dos amigos e parentes não são muito bem sucedidas, mas ao menos são convincentes para nós que ficamos na expectativa de “O que fazer agora?“. Por ser relativamente curto, “Um Grito na Noite” aproveita seus 85 minutos sem chateação ampliando o clima de mistério em sua reta final com reviravoltas que não convém dizer a partir de agora. Taí um bom exemplo de produção de baixo custo que sabe criar terror com eficácia.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.