DICA DA SEMANA: La Cabina (1972)

[Por Jota Bosco]

Minha dica de hoje, para dar uma variada, é um curta metragem que vez por outra volta a frequentar as timelines das redes sociais e sempre que aparece, gera muitos comentários como “Nossa! Isso é muito Black Mirror!” Verdade. É tão mas tão Black Mirror que o roteirista e produtor Charlie Brooker, o cita como influência para a criação de sua série: “É a história de um sujeito que fica preso numa cabine telefônica. Aquele curta me impressionou muito e me deu muito medo. Não conseguia acreditar que estava vendo algo tão doentio. De certo modo, queria captar e mostrar as sensações que aquilo produziu em mim.”

La Cabina” é dirigido pelo espanhol Antonio Mercero, com roteiro do próprio diretor em parceria com José Luis Garci (“A Força do Diabo“, de Jorge Grau). Foi ao ar pela primeira vez em 13 de dezembro de 1972 na Televisión Española e foi vencedor do International Emmy Awards na categoria ficção em 1973.

Os mais jovens podem não lembrar, mas até um passado bem recente, antes da chegada dos aparelhos celulares, existiam telefones públicos e na Europa e EUA eram bem comum o uso desses aparelhos em cabines telefônicas. E é numa dessas cabines que se passará nossa história.

Em um dia como outro qualquer, após se despedir do filho, um homem resolve fazer uma chamada telefônica e ao perceber que o aparelho que queria usar não funciona, tenta sair do cubículo e percebe que está trancado. A partir daí, sua tentativa frustrada de se libertar vira piada de uns, preocupação de outros e vai se tornando cada vez mais angustiante até culminar numa terrível resolução.

Duas coisas que me fazem recomendar essa pequena obra prima são: mostrar que o preconceito com “filme feito para a TV” é uma grande besteira e principalmente pelo fato de que mesmo sendo uma sensacional metáfora para a ausência de liberdade que era viver sob a ditadura de Franco, não foi censurado.

O curta está disponível no Youtube e no Vimeo.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.