DICA DA SEMANA: Cinema de Resistência

[Por Jota Bosco]

Com a recente eleição de um representante da extrema direita no país, um capitão reformado do exército de postura machista, racista e homofóbica, boa parte dos brasileiros se viu preocupada com uma possível perda de direitos e talvez mesmo, no pior dos casos, de cairmos novamente em uma ditadura.

Como cinema também é informação, escolhi como dica da semana três curtas que foram liberados recentemente por seus realizadores no intuito de mostrar um pouco de nosso passado, presente e possível futuro sob um governo repressor.

A primeira dica é “O Segredo da Família Urso (2014)“, primeiro trabalho que conheci da cineasta Cíntia Domit Bittar e que desde então me fez virar um grande fã. Cíntia nos conta a história da garotinha Geórgia que é proibida por seus pais de entrar no porão de sua casa. O motivo? Uma realidade que não deveria ser vista por ela ou por ninguém mais na época. O filme mostra um dos pontos mais obscuros da ditadura militar: a colaboração civil.

Minha segunda dica chama “Ándale! (2017)” e vem de uma lenda viva do nosso cinema independente e querido amigo do Toca o Terror: Petter Baiestorf. Petter, conhecido por suas “gorechanchadas”, dessa vez nos traz um filme extremamente político e necessário sobre a necessidade de repensar o sistema financeiro e o caos que necessitamos para que essa mudança possa ocorrer.

A última dica eu conheci recentemente também graças ao Petter devido a uma entrevista feita com o diretor Fabiano Soares em seu site Canibuk (que pode ser lida AQUI). “O Mito do Silva (2018)” é extremamente atual e conta uma história que poderia ser a do seu colega de trabalho, seu parente ou até mesmo a sua.

A realidade pode ser muitas vezes mais assustadora do que a ficção…

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.