DVD: Digipak Bela Lugosi

[Por Osvaldo Neto]

Convenhamos, todo aquele que se considera um legítimo fã de terror também deve ser fã de Bela Lugosi. Esse ator que veio da Hungria para os Estados Unidos e se imortalizou no teatro e no cinema na pele do Conde Drácula era um verdadeiro ‘workaholic’.

Tocar a carreira desse jeito pode não ter sido a decisão mais sábia para alguém que se tornou um verdadeiro astro do cinema da noite para o dia, graças ao seu trabalho no clássico de Tod Browning lançado em 1931. Mas o fato de Lugosi amar tanto os sets de filmagem, se divertindo e ganhando para isso, deixou como legado uma extensa filmografia, repleta de filmes que, se não eram grande coisa, ao menos divertiam as plateias que pagavam o ingresso para curtir as inesquecíveis matinês e sessões duplas.

A Obras-Primas do Cinema lançou um digipak especial intitulado BELA LUGOSI que abriga quatro filmes da carreira de Lugosi com cópias remasterizadas e mais de 1 hora de material extra em 2 DVD’s. Falando dos extras, o destaque maior é o documentário “The Horror of It All” (1983), narrado por José Ferrer e com entrevistados como Roger Corman, John Carradine, Martine Beswick, Rouben Mamoulian, Dana Andrews, Robert Bloch, Gloria Stuart e outros, que é uma ótima introdução para o horror clássico.

O trabalho de curadoria surpreende ao apresentar filmes que estão longe de serem alguns dos mais famosos desse astro. São obras de temáticas e estilos diversos, como CHANDU – O MÁGICO, uma produção da Fox co-dirigida por William Cameron Menzies e Marcel Varnel. Esse filme, baseado em um programa de rádio popular nos anos 30, tem Lugosi como um vilão roubando todas as cenas do mocinho em uma trama de aventura com elementos fantásticos, o tipo de entretenimento ‘pulp’ que certamente influenciou a franquia Indiana Jones.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O FANTASMA INVISÍVEL (de Joseph H. Lewis, 1941), O MORCEGO DIABÓLICO (de Jean Yarbrough, 1940) e O BEIJO DA MORTE (de Edwin L. Marin, 1932), um trio de ‘thrillers’ produzido por pequenos estúdios da famosa ‘Poverty Row’, completam o digipak. Todos os quatro longas estavam inéditos em DVD no Brasil e são filmes divertidíssimos com adoráveis 71 minutos ou até menos de duração. Ou seja, dá para assistir a eles de boas num preguiçoso final de semana.

O digipak BELA LUGOSI pode ser adquirido diretamente na loja virtual da Colecione Clássicos ou nas demais lojas de sua preferência.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.