DICA DA SEMANA: Um Longo Fim de Semana (1978)

[Por Jota Bosco]

Minha dica da semana é um filme sobre um casal em crise que decide passar o final de semana em uma afastada praia. Em seu retiro, saem causando “incidentes” ecológicos como atropelar um inocente canguru, iniciar um incêndio e sair espalhando lixo por onde passam. Conclusão? Se a Mãe Natureza é vingativa, na Austrália, então, nem se fala!

Tem como não achar fascinante um filme que começa meio como “Amargo Pesadelo” e vai virando algo tipo “Os Pássaros“? “Um Longo Fim de Semana” (Long Weekend), obra dirigida por Colin Eggleston, com o roteiro de Everett De Roche (do ótimo “Razorback“, entre outros) é exatamente isso: fascinante. Fotografia certeira, desenho de som sensacional, tudo trabalhando junto para um clima de crescente tensão e rancor, seja da parte do casal ou dos animais, onde tudo pode ser uma ameaça.

Um Longo Fim de Semana” surgiu em uma época de filmes como “Kingdom of the Spiders” (1977), “Frogs” (1972) e “Night of the Lepus” (1972), onde os humanos sofrem as consequências do uso irresponsável de agrotóxicos, hormônios, da destruição da camada de ozônio e mostra uma forma bem mais particular e “pessoal” de vingança da natureza. Serviu e serve de inspiração para diversos filmes, inclusive para o ótimo “Pazúcus: A Ilha do Desarrego“, do Gurcius Gewdner, que tivemos o prazer de exibir em uma das sessões do Cineclube Toca o Terror.

Mas deixa eu contar o principal motivo de recomendar essa obra além do que citei acima: o que me conquista nesse filme é o fato de apesar de estarmos acompanhando dois indivíduos um tanto repulsivos e egoístas, findamos ficando apreensivos por sua segurança. Isso nos deixa mais humanos?

Assistam logo porque têm poucos links ativos (como esse aqui, com ótima qualidade, apesar das legendas um tanto macarrônicas mas que também não atrapalham) e logo mais poderão ser derrubados.

3 comentários sobre “DICA DA SEMANA: Um Longo Fim de Semana (1978)

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.