DICA DA SEMANA: O Silêncio do Lago (1988)

[Por Geraldo de Fraga]

Lá em 1993, eu lembro de saber da existência de um filme chamado O Silêncio do Lago, que foi bem badalado. Tinha Jeff Bridges e Kiefer Sutherland e depois passou em sessões de TV como Supercine e tal. Sendo que eu nunca vi. Até que, muitos anos depois, descobri que era um remake.

O original, Spoorloos (1988), que aqui no Brasil tem o mesmo título de O Silêncio do Lago, é uma produção holandesa dirigida por George Sluizer. Como todo mundo reclama do final da versão americana, preferi voltar a minha atenção para o europeu. E acho que acertei na escolha.

Rex (Gene Bervoets) e Saskia (Johanna ter Steege) estão viajando de férias. Tudo vai relativamente bem, até que eles param em uma loja de conveniência na beira da estrada. Entre idas e vindas, Saskia acaba sumindo. A partir daí vamos acompanhar todo o rebuliço que isso causa na vida de Rex, que se sente culpado pelo ocorrido e tenta a todo custa saber o que aconteceu com sua namorada.

Do outro lado, ficamos conhecendo o cotidiano do vilão. Sim, a reviravolta aqui não é saber quem sequestrou Saskia, pois já somos apresentados a Raymond Lemorne (Bernard-Pierre Donnadieu) sem cerimônias. Pra mim, umas das maiores personificações de um psicopata da história do cinema.

Não vemos um cara solitário, com problema sexuais, nem um lunático que ouve vozes. Lemorne é um professor, pai de família, mas que tem um interesse criminoso que não pode evitar: a vontade de matar alguém. As cenas em que ele ensaia passo a passo como atacar e tudo que envolve a sua preparação para cometer o crime são a cereja do bolo.

Como se não bastasse, o final ainda é uma cacetada. Tem completo no YouTube, com legendas em português. Não perca nem mais um segundo e corra para ver um dos melhores suspenses da década de 80.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.