DICA DA SEMANA: Pandorum (2009)

[Por Jarmeson de Lima]

Procure por “Pandorum” no Google e você não vai encontrar outra definição desta “doença” além daquela que é dada no filme de mesmo nome. Descrita como uma “Síndrome de Disfunção Orbital“, isto seria um distúrbio mental vivido por capitães de uma nave que acreditam estar em uma missão amaldiçoada. Similar a uma “febre da cabana” causada pelo isolamento e agravado pelas condições inóspitas do espaço sideral, uma pessoa que apresente este diagnóstico tem crises de paranoia sem ter mais qualquer noção de tempo e espaço.

Ou seja, abandone o glamour de missões da NASA e tente se imaginar hibernando por anos até o dia em que você acorda… na hora errada! À deriva dentro da embarcação futurista Elysium que deveria chegar ao planeta Tanis noutra galáxia, dois astronautas estão tentando descobrir o que fazer, onde estão e o que aconteceu com o restante da tripulação à bordo.

Estão aí nesta situação o Cabo Bower (Ben Foster) e o Tenente Payton (Dennis Quaid) que descobrem da pior maneira possível que a Elysium não está tão abandonada assim. E por conta da falta de gente e de regras mais claras, eles acabam tendo que seguir a hierarquia de suas patentes. Sendo que neste caso, nem sempre as ordens superiores são as mais sensatas.

Ao longo de seus 108 minutos, “Pandorum” se mostra eficaz como trama de horror com vários momentos de estranheza, sustos e gore. Com uma reviravolta no roteiro em sua parte final, o longa surpreende saindo do lugar comum deste tipo de filme onde astronautas lutam pela sobrevivência em uma nave. Não convém muito explicar o que acontece porque é mais interessante estar na mesma situação dos personagens descobrindo o que está se passando a cada minuto.

Esse clima de claustrofobia e mistério lembra obviamente vários títulos anteriores de terror no espaço a tal ponto que é chover no molhado falar de “Alien“. No entanto, a questão da paranoia e da loucura envolvendo um membro da tripulação faz lembrar também um filme bastante subestimado chamado “Sunshine – Alerta Solar“… mas esse aí pode vir a ser outra dica em outro momento. Por hora, aproveite que “Pandorum” está no catálogo da Amazon Prime e assista preferencialmente à noite.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.