RESENHA: Verão de 84 (2018)

[Por Felipe Macêdo]

A nostalgia causada pelos anos 80 parece não ter fim e provavelmente vai render mais um bocado, dado o sucesso da série “Stranger Things” e filmes como “IT- A Coisa” (2017). “Verão de 84” bebe desse revival estético daquela década e procura sua identidade nesse meio, trazendo uma trama de mistério com elementos de terror.

Esta produção que acaba de estrear tardiamente nos cinemas brasileiros segue um grupo de amigos adolescentes em suas férias escolares. Mas aí para abalar a rotina de diversão do pessoal, algo obscuro está acontecendo na cidade. Uma série de crimes está ocorrendo e um dos garotos desconfia que o seu amigável vizinho policial pode ser o perigoso vilão por trás desses atos. Na dúvida, eles vão investigar esse mistério e quanto mais próximo da verdade, mais perigoso fica.

Bem que o longa poderia ser um teen slasher, mas adianto que não é o caso. Na verdade, o filme vai mais na veia investigativa e deixa o terror para seu último ato, mesmo quando o misterioso assassino ataca no decorrer do filme. O foco daqui é mostrar os dilemas e prazeres adolescentes desse grupo de amigos e o impacto de atos do vilão/a na sociedade. Se bem que essa última parte poderia ser bem mais desenvolvida.

Os atores estão confortáveis em seus papeis e realmente vemos pessoas de verdade em tela, com comportamentos idem. A direção sabe transitar de maneira satisfatória entre o drama/comédia/mistério na maior parte do filme e culmina para o terror em seus últimos minutos. Finalizando, “Verão de 84” é um filme para os nostálgicos e para amantes de mistério. Não é maravilhoso, mas diverte e intriga durante sua projeção.

Escala de tocância de terror:

Direção: François Simard, Anouk Whissell, Yoann-Karl Whissell
Roteiro: Matt Leslie, Stephen J. Smith
Elenco: Judah Lewis, Caleb Emery, Rich Sommer e outros
Ano de produção: 2018
País de origem: EUA

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.