RESENHA: Banana Splits – O Filme (2019)

[Por Felipe Macedo]

A nostalgia pela infância é quase irretocável. Coisa de uma época onde a preocupação de muitos era brincar e passar de ano. Programas infantis também fazem parte desse pacote e shows como o da Xuxa e Mara Maravilha estarão marcados em mim até o fim dos tempos, mas e se alguém tivesse a ideia de transformar esses programas em algo mais sinistro? É o que acontece com “The Banana Splits Movie”, baseado num programa que tinha bonecos gigantes com grande sucesso entre o final dos anos 60 e início dos 70.

A trama segue um garoto de oito anos que ainda é fã desses personagens (uma vez que dentro da realidade do filme eles fazem sucesso até hoje). O sonho do pequeno é conhecer pessoalmente seus ídolos e ele está perto de realizá-lo, já que sua família consegue ingressos para a gravação. O problema é que nos bastidores do show, um inescrupuloso produtor resolve cancelar o programa, revoltando a todos, principalmente o responsável pelos bonecos robôs, retirando deles qualquer noção de ética e moral. Assim, o dia que deveria ser de festa se transforma numa sangrenta luta pela sobrevivência, enquanto os Banana Splits tocam o terror.

É lógico que não dá para levar a sério um roteiro desses e o filme sabe muito bem disso. A direção ruma ao pastiche e sátira o tempo inteiro. As mortes violentas e mega exageradas fazem parte do pacote. Os atores parecem se divertir e imprimem ainda mais o clima trash em suas atuações exageradas e cheias de caras e bocas. Compreendo que muitos fãs do antigo programa ficaram chocados com a nova versão dos personagens, mas sinceramente o escracho fala mais alto e diverte muito.

Não vá assistir esperando algo profundo desse slasher bagaceira. Fica a dica, compre umas cervejas, chamem uns amigos, desligue o cérebro e se divirta com os absurdos mostrados. Filmes assim tem o seu valor catártico e esse em particular me divertiu horrores. Já quero a sequência e uma versão nacional onde uma antiga apresentadora infantil faz um comeback com o real interesse de oferecer as almas das pessoas a Satã.

Escala de tocância de terror:

Título original: The Banana Splits Movie
Direção: Danishka Esterhazy
Roteiro: Jed Elinoff, Scott Thomas
Elenco: Dani Kind, Steve Lund, Celina Martin e outros
Ano de lançamento: 2019

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.