DICA DA SEMANA: Instinto Assassino (1991)

[Por Osvaldo Neto]

ARACNOFOBIA com gatos no lugar de aranhas pode ser uma boa e rápida maneira de descrever INSTINTO ASSASSINO. Dirigido pelo veterano John McPherson e com roteiro de Shaun Cassidy, esse é um inacreditável telefilme de 1991 que poderia muito bem ter sido realizado em plenos anos 70 no auge do “ABC Movie of the Week”.

Kathleen Quinlan e Timothy Busfield são Paul e Lindsey Jarrett, pai e mãe daquela família típica de comercial de margarina (e de filmes de terror feitos pra TV, claro) que se mudam para uma casa enorme, no meio do nada, para fugir da correria e dos perigos da vida urbana… sem imaginar que enfrentarão um perigo que, pro filme, é maior do que dois caras suspeitos numa moto: um bando de gatos abandonados que não querem conversa com qualquer novo morador daquele lugar.

Apesar da duração (menor que 80 e poucos minutos) prometer um filme enxuto, INSTINTO ASSASSINO tem a sua boa dose de encheção de linguiça com a personagem da esposa boba e entediada que gera problemas matrimoniais, agravados pela sua irmã danadinha interpretada por Claudia Christian (O ESCONDIDO). Mas quando os gatos atacam, é aí que o longa se torna uma comédia involuntária da melhor qualidade. Os humanos e a sua inteligência de uma porta também ajudam na diversão.

O telefilme é até bem feito para o orçamento pequeno e suas limitações, contando uma história basicamente passada numa única locação e com um total de 8 personagens surgindo em cena (e três deles são identificados nos créditos como A Velha, O Cara da Telefônica e O Policial). Só é meio difícil segurar o riso com os atores enfrentando gatinhos de pelúcia, com as aparições do Chefe dos gatos (sim!!) que mesmo ‘enfeiado’ pela produção continua fofinho e outras cenas maravilhosas. Atenção para a edição de som e a câmera ‘estilo Evil Dead’ representando o ponto de vista dos gatinhos (é sério!).

iti malia mo deuso

“Clássico” dos melhores tempos do Cinema em Casa no SBT, INSTINTO ASSASSINO chegou a ganhar um excelente Blu-Ray (https://www.blu-ray.com/movies/Strays-Blu-ray/239829/) “lá fora” pela distribuidora Shout Factory mas pode ser apreciado hoje mesmo através do YouTube, seja na versão original ou com dublagem (Versão Brasileira: Álamo).

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.