RESENHA: Contato Visceral (2019)

[Por Jarmeson de Lima]

Sinceramente, alguns títulos traduzidos da Netflix atrapalham mais do que ajudam na hora de decidir o que ver. Se não fosse alguns colegas falarem bem de “Wounds“, eu jamais chegaria perto de assistir o filme que está no catálogo de streaming com o nome de “Contato Visceral“. Dirigido por Babak Anvari, o mesmo autor de “À Sombra do Medo” (Under The Shadow), esta produção com selo Netflix vai fisgar a atenção de quem curte um horror sobrenatural perturbador.

Will (Armie Hammer), um barman gente boa no Rosie’s, trabalha normalmente na sua rotina noturna atendendo clientes conhecidos e os malas que aparecem no balcão. De repente, sem mais nem menos, surge uma confusão daquelas com direito a uma briga de garrafada em que uma turma de jovens testemunha a tudo filmando a parada. Na dispersão, esquecem o celular no bar que Will recolhe depois.

Bem, a partir daí as coisas começam a ficar estranhas em um grau pouco previsto com mensagens sinistras, videos macabros e desdobramentos fora do comum. Mediado pelos aparelhos de celular, os personagens agem e reagem de acordo com o que aparece nas telas sem que pareça um episódio de Black Mirror.

O caminho escolhido pelo diretor é o sensorial, onde vamos tateando um caminho que não parece ser o que é. Cada cena é um passo rumo à alucinação e ao universo bizarro proposto em um ritmo próprio. Mas não se assustem… não é uma obra de David Lynch. Em determinado momento no meio do filme, a causa disso tudo é explicada sem que o roteiro perca sua estranheza.

Pra completar, se você tem catsaridafobia (a.k.a. fobia de baratas), vai se arrepiar como nunca. E quem gosta de jumpscares, também vai se assustar com os flashes e inserts em várias sequências pra não fitar mais buracos e túneis da mesma forma.

Escala de tocância de terror:

Direção: Babak Anvari
Roteiro: Babak Anvari e Nathan Ballingrud (livro “The Visible Filth”)
Elenco: Armie Hammer, Dakota Johnson, Zazie Beetz, Karl Glusman
Ano de lançamento: 2019

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.